Instalados em espaços compartilhados, os Fab Labs promovem a troca de experiências e equipamentos entre profissionais da indústria criativa e empreendedores de tecnologia. Préoteses cranianas, móveis impressos em máquinas 3D e fliperamas de programação aberta. são apenas alguns exemplos de objetos que vêm sendo produzidos nos fabs Labs, laboratórios de inovação que começam a aparecer em diversas cidades do Brasil. Com uma proposta voltada para makers e empreendedores da indústria criativa, os espaços oferecem infraestrutura e orientação para o desenvolvimento de projetos de tecnologia. “A fabricação de protótipos de baixo custo dá força aos pequenos negócios e ajuda a promover a inovação entre grandes empresas”, diz Claudia Bar, diretora de projetos da Fab Lab Brasil, associação que reúne 11 Fab Labs pelo país.
Entre os espaços que fazem parte da rede, está o Fab Lab do Insper, em São Paulo, que oferece acessórios como impressoras 3D e máquinas de corte a laser para os alunos do curso de engenharia da instituição.
Para incentivar a convivência entre os profissionais de diversas áreas, o espaço é aberto ao público às quintas-feiras. “O objetivo é incentivar a criação de soluções que atendam às demandas da comunidade”, diz a gerente Heloisa Neves.
Fonte: Revista PEGN – 12/06/2015