Debate com Jorge Paulo Lemann e Claudio Haddad realizado pela organização estudantil do Insper destacou dicas para uma carreira de sucesso
O contato com as ideias e discussões de importantes nomes dos cenários econômico e empresarial brasileiro é um diferencial na capacitação dos futuros profissionais e esse é o objetivo dos eventos realizados periodicamente pela organização estudantil do Insper InFinance. Em agosto, a organização promoveu um debate com o empresário Jorge Paulo Lemann e Claudio Haddad, fundador do Insper e presidente do Conselho Deliberativo da escola, especialmente para os alunos. O encontro teve mediação do professor titular da Cátedra Insper Palavra Aberta, Fernando Schuler, e os convidados debateram temas como educação e negócios, provocando os alunos a pensarem em soluções que atendam às necessidades dos consumidores, fugindo da ideia de que é necessário criar invenções próprias para ter sucesso no mundo dos negócios.

Claudio Haddad, fundador do Insper e presidente do Conselho Deliberativo da escola
São provocações como essa que fazem a diferença na formação dos estudantes e que o InFinance busca semear desde a sua criação, em 2012, com foco no desenvolvimento de habilidades dos alunos para o mercado financeiro. “O grande aprendizado do último evento é que educação é o primeiro passo para a construção de um caminho de sucesso no mercado profissional. Toda a mudança vem dela”, destaca Rodolfo Tavares, diretor de Comunicação do InFinance.
A organização promove debates periódicos sobre temas relacionados a investimentos, mercado de capitais, negócios e capacitação profissional, com a participação de importantes nomes desses mercados. Os eventos são apenas uma parte do trabalho desenvolvido pelo InFinance, mantenedora de cinco projetos permanentes que possibilitam que os alunos aprendam e exercitem as práticas de situações comuns ao mundo dos negócios: Equity Research, Crédito, M&A, Renda Fixa e Private Equity.

Encontro mediado por Fernando Schuler, com a participação de Jorge Paulo Lemann
“Conseguimos desenvolver projetos que se assemelham muito ao dia a dia do mercado de trabalho e geramos discussões valiosas que ampliam o campo de estudo dos participantes”, explica Tavares. Os alunos são acompanhados por mentores que atuam em empresas dentro desses segmentos e são parceiras da escola, como os bancos Itaú e Safra. Além disto, há uma trilha de capacitação para os membros da entidade, a qual possui fortes apoiadores como a Itaú Asset Management e o Bradesco BBI.
Cada projeto é voltado para um segmento financeiro. No Equity Research, os alunos têm a oportunidade de desenvolverem habilidades de análise e pesquisa para a avaliação de empresas listadas na Bolsa de Valores. O projeto Crédito ensina como avaliar o histórico financeiro de uma empresa e tudo o que isso envolve, como fluxo de caixa e capacidade de endividamento. O M&A (Mergers and Acquisitions) orienta os participantes na análise das possibilidades de uma transação entre duas empresas, através do impacto financeiro e societário de cada uma. Analisar o cenário econômico e utilizar esse conhecimento na avaliação de riscos e oportunidades no mercado de renda fixa é o foco dos estudos dos alunos no grupo de Renda Fixa. A quinta iniciativa trabalha na elaboração completa e simulação de um investimento de Private Equity, passando conhecimentos técnicos e práticos aos alunos.

Membros do InFinance
O InFinance tem hoje 37 participantes, sendo cinco conselheiros alumni da escola que estão inseridos no mercado de trabalho e atuam na mentoria dos alunos. Para participar é necessário estar entre o 1° e 4° semestre de graduação e se inscrever para o processo seletivo realizado em três fases de seleção: prova de lógica e conhecimentos gerais, dinâmica em grupo e entrevista individual. Saiba mais sobre a organização em www.infinanceinsper.com
As fotos foram gentilmente cedidas por nosso aluno Gabriel Goichman.