Imprensa | Virada empreendedora: é o mais democrático evento de empreendedorismo do Brasil.

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Fonte: Estadão PME – 8/6/2018


Quem está fora talvez não perceba, mas há muitas tribos no empreendedorismo brasileiro com seus ídolos, caciques, pajés e índios. Uma tribo fala em startupês sobre MVPs, pitches e pivotagens. Outra, impactês sobre Bcorps, C2C e empoderamento. Tem àqueles se pronunciam em futuriquês e versam sobre disrupções, singularidades e exponencialidades. E sobra a maioria que se comunica mesmo em brasileiro e tem um sete a um tatuado na alma de tanto apanhar do desemprego, da corrupção e da violência e lidar com os 171s dos seus sonhos de vida profissional e pessoal.

Todas essas tribos se reúnem, uma vez por ano, em São Paulo, na Virada Empreendedora. Criado e liderado pela Ana Fontes há oito anos, a Virada cresceu assim como sua fundadora não apenas em número de participantes, atividades e temas, mas principalmente em diversidade, respeito e confiança mútua. A Virada é uma oportunidade para (re)pensar seu protagonismo como alguém que pode criar algo (muito) inovador com (muito) pouco recurso, para se tornar maior daquilo que você achava que era, para renovar esperanças no seu futuro melhor e, em especial, para não esperar mais que alguém faça isso por você.

Para isso, a Virada Empreendedora é divertida, didática e diversa. Se precisar recarregar suas esperanças (sei que está difícil), a Virada Empreendedora tem uma arena só de inspiração. Mas não vá esperando encontrar um milionário se vangloriar como está ficando mais rico, mas empreendedores tão ou mais desconhecidos que você e que resolveram liderar suas próprias vidas criando negócios de sucesso (e de muitos fracassos). Na Arena Digital é a oportunidade para você perguntar tudo aquilo que nem sabia que não sabia até aquele instante sobre tecnologia. A arena Sua Empresa Vai Virar tem um nome bastante peculiar já que seu negócio pode virar para qualquer um dos muitos lados. Mas nesta arena, leve algo para anotar ou registras as informações, pois os temas são densos para o agora: reforma trabalhista, principais erros do empreendedor, saúde do empresário, propósito, relação com o dinheiro, tendências, e para os candidatos a empreendedores, um painel sobre como tirar a ideia do papel. Mas se prefere falar do amanhã, junte-se aos seus semelhantes na Arena Futurismo e Inovação para discutir não apenas para onde as novas tecnologias estão nos levando, mas, sobretudo, se você está indo junto (ou ficando para trás).

E tem uma arena só para jovens (de todas as idades) vivenciarem todo o ciclo de geração, planejamento, prototipação e validação de ideias de negócios e outra, a Vai Tec só para os empreendedores da Zona Leste de São Paulo criarem startups. E por falar em startups, há uma arena totalmente dedicada a isso, a Startup Run.

Por fim, teremos três arenas que trazem questões pontuais, porém de extrema relevância. Na arena Casa das Empreendedoras haverá horas de aprendizados sobre como as mulheres podem avançar no mundo do empreendedorismo majoritariamente ditado pelos homens. Neste painel, destaco as lições que serão apresentadas pela sempre franca e direta Tânia Gomes, empreendedora que acabou de fechar seu negócio, a 33e34 Shoes. Outra arena específica, mas especial é a da Encontre seu Investidor Anjo em que você terá uma visão geral sobre como captar investidores para seu o negócio. Por fim, a arena Melhores Mentores é que mais impressiona pela quantidade de especialistas que você terá acesso para conversar sobre seu negócio. Com tanta gente boa ao mesmo tempo ajudando-o(a) a pensar o seu negócio, não há como sair desta arena sem um negócio com ótimo potencial de crescimento.

Ah… e ainda tem a arena de Empreendedorismo Social em que estarei junto com a Artemísia Negócios Sociais para discutir sobre como entre mudar (para melhor) o mundo e ganhar dinheiro, ficar com as duas opções!
Conheça toda a programação da Virada Empreendedora em www.viradaempreendedora.com.br e faça sua inscrição. É gratuita.

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco