Imprensa | Como a derrota da seleção brasileira impacta o seu negócio

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios – 7/7/2018

Especialistas dão dicas para os empreendedores lidarem com a saída do Brasil da Copa do Mundo.

A Bélgica ganhou do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. Quando o Brasil perde a competição, os negócios também sofrem as consequências. As emoções influenciam no comportamento do consumidor e, claro, do empresário. Ver a seleção perdendo traz efeitos negativos para alguns setores da economia.

A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios conversou com especialistas para entender como o resultado dos jogos impactam o cliente e o empreendedor.

“Com a derrota do Brasil na Copa, as pessoas tendem a ficar mais exigentes. Geralmente, elas ficam intolerantes a erros e atrasos dos serviços”, diz Adriano Campos, consultor do Sebrae de São Paulo. Para o especialista, se em um momento de euforia, as pessoas costumam tomar decisões menos planejadas, com mau humor, elas se tornam mais rigorosas na hora da compra.

O psicólogo Diogo Seco ressalta que o hábito de consumo também muda. Quando as pessoas estão mais tristes, elas tendem a gastar menos com as compras.

“Com bom humor, as pessoas costumam pensar mais na qualidade dos produtos, infelizmente não sabemos quais mecanismos estão por trás desse processo psicológico”, explica o professor.

Um dos setores que mais sofre com esse impacto é o de alimentação, que reúne bares, restaurantes e lanchonetes. “Quando as pessoas estão tristes, muitas vezes, elas deixam de sair”, afirma Seco. Os comércios de vestuário e outros produtos relacionados também sentem os efeitos da derrota.

O hexa não veio, mas a copa continua

Imagine um bar todo enfeitado para a Copa do Mundo. O Brasil joga e perde. Será que é a hora de desmontar a decoração? Para Campos, esse não é o melhor caminho e seria até antipático. Os empreendedores devem tentar fazer uma comunicação solidária. “Nós fomos eliminados do campeonato, mas gostamos tanto desse esporte que continuaremos assistindo aos jogos”, diz o consultor.

Outra estratégia é fazer ações relacionadas com as seleções que continuaram na Copa. Nos restaurantes, é possível fazer pratos típicos de outros países”. Mesmo se o Brasil perdesse para uma dessas seleções não seria um problema. “No 7X1 da Alemanha, por exemplo, eu não vi ninguém deixando de consumir cervejas alemãs”.

Para Silvio Laban, professor de marketing do Insper, a derrota do Brasil nos jogos leva as pessoas a comprarem menos produtos relacionados à comemoração. No entanto, ele não acredita que há uma relação direta entre a diminuição do consumo com o resultado dos jogos. “Com a vitória, há uma melhora da autoestima do brasileiro, mas não podemos comprovar que isso incentiva o consumo”.

No caso do 7X1, esse resultado ruim contribuiu com o momento de negatividade do país. “Não sei dizer se atrapalhou, mas não ajudou os negócios”, diz o professor.

voltar

Dupla titulação

Faça duas pós-graduações em menos tempo e com desconto.Conheça os programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco