Imprensa | 4 dicas para namorados se tornarem casais ricos

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Fonte: Folha de S.Paulo – 10/6/2018

Normalmente, a discussão sobre o planejamento financeiro do casal é postergada até que ela se torne necessária, ou seja, quando a família já está envolta em dívidas. Junto com os sonhos e promessas que os namorados trocam, deve-se discutir como financiá-los de forma que eles não se tornem um pesadelo.

Dentre os principais desejos de um casal, discutiremos como os namorados podem refletir sobre os quatro principais sonhos. Planejar e investir uma parcela de sua renda com antecedência é a forma ideal para saldar as despesas futuras.

Casamento

O casamento é um momento que celebra a união. Pelo custo de um casamento, idealmente, seu planejamento deve iniciar dois anos antes. Como diz Haroldo Euclides, sócio do AliceS Buffet:

“A festa é uma experiência, na qual o ser deve se sobrepor ao ter. Realizar festas similares a de cenários de filmes não é recomendável se essa não é sua realidade. A disciplina deve começar já com o casamento e a tradição é mais importante que a impressão.”

Euclides exemplifica com o recente casamento real britânico em que a cerimônia, festa e vestido da noiva eram mais simples que os anteriores.

Como irá pagar por um evento por dois anos antes dele, escolha com cuidado os responsáveis por sua festa, dando preferência a fornecedores experientes e com sólida estrutura financeira.

Antes de iniciar o plano, discutam qual o orçamento para a festa. Ter este plano antes de iniciar a contratação é como ir ao supermercado com a lista de compras, ou seja, vai evitar que compre o que não é necessário.

Imóvel

O ditado “quem casa quer casa” não quer dizer que você deve adquirir uma, mas que deve sair do lar dos pais.

Um dos erros mais comuns dos jovens casais é comprar um imóvel já no início da vida a dois. Como não possuem muita renda, usualmente compram um imóvel que só suporta o casal, mas não considera os filhos. Portanto, deverá ser trocado em um futuro próximo.

Esqueça a aquisição de imóveis na planta no início, pois, junto com o aluguel, ela irá comprometer uma parcela considerável de seu orçamento, poderá levar a um descontrole financeiro em caso de desemprego. Adicionalmente, no início de carreira, a troca de emprego é mais comum e a mudança de moradia acaba sendo necessária.

Aproveitem o momento do namoro, enquanto ainda moram na casa dos pais, para guardar dinheiro para mobiliar o primeiro imóvel. Entretanto, esse não precisa ser próprio.

Pelo menos nos primeiros cinco anos depois de casados prefira morar de aluguel, assim, quando for comprar um imóvel os planos para a família já estarão maduros. Se colocar as contas no papel verão que alugar pode ser a melhor decisão de investimento. Basta investir de forma disciplinada a diferença entre o valor do imóvel que deseja comprar e o aluguel pago.

Filhos

O investimento nos filhos é importante, mas deve ser planejado para que esse precioso bem não se transforme em uma preocupação.

Coloque no seu orçamento as despesas com educação, saúde e alimentação de cada componente adicional na família. Se iniciar o plano ainda como namorados, poderá poupar uma parcela da renda de cada um para todas as despesas iniciais de forma que elas não se transformem em dívida.

Aposentadoria

A aposentadoria será um dos maiores custos do casal e por estar muito longe, é o melhor momento para iniciar o investimento nela. Está provado que o prazo é o fator mais relevante no resultado do montante final para se aposentar.

Quanto antes começar, menos precisa comprometer de seu orçamento. Dessa forma, comece a pensar nesta fase da vida de cedo.

A disciplina para investir é o fator mais difícil. Portanto, se compartilhar o sonho entre os dois, um dará força ao outro para seguir com o plano naqueles momentos mais difíceis. Discutam quanto cada um pode guardar e já comecem a poupar.

Se aprenderem de namorados a ter disciplina na discussão financeira, isso se tornará um hábito saudável e enriquecedor.

voltar

Centro de Finanças

Nosso centro desenvolve pesquisas, atividades e eventos que abordam as áreas de finanças e macroeconomia.

Acesse o site do CeFi.

Conheça o MBA Finanças do Insper:


MBA Executivo em Finanças

 

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco