15/03/2021
Flávia Prado analisa a importância da formação no Insper para sua experiência profissional e para o sucesso da HYPR, empresa que oferece soluções para unir audiências do físico e do online com foco em aumentar a performance digital
O cenário do marketing mudou significativamente em 2020, exigindo que muitos anunciantes acelerassem seus processos de transformação digital em busca de uma menor dependência do varejo físico e da criação de um canal de relacionamento mais próximo de seus consumidores.
Atento a essa mudança, Cesar Moura, alumnus do Certificate in Business and People Management (CBPM), e Adrian Ferguson, veterano da indústria de mídia e publicidade, se uniram para construir a HYPR com o objetivo de apoiar agências e anunciantes a entenderem e intervirem em jornadas de consumo tanto no mundo físico, quanto digital. Dado o tamanho do desafio, Pablo Souza e Flávia Prado, alumni que se conheceram na turma do CBPM em 2015, se uniram ao time na sequência para apoiar nas atividades de vendas e de operações e pessoas.
Por terem backgrounds distintos, a formação foi decisiva para construir um modelo de gestão sólido, com foco em pessoas e orientado a resultados. E eles vieram rápido: a empresa faturou o primeiro milhão em menos de três meses de operação e encerrou o ano passado com 20 grandes clientes na carteira, como Natura, Santander e Unilever, apesar das adversidades trazidas pela pandemia.
De olho nas dificuldades que os Chief Marketing Officers (CMOs) encontram para identificar e implementar as plataformas certas, a HYPR criou uma oferta sob medida que integra as melhores tecnologias do mercado, como Google, Amazon e Oracle, para permitir que as marcas ativem consumidores nos canais mobile com base no comportamento de visita no varejo físico e métricas em tempo real.
A união de peças desse quebra-cabeça tecnológico arquitetado pela HYPR possibilita a criação de conexões diretas e experiências personalizadas, bem como o direcionamento da jornada de compra de um canal (físico) para o outro (digital). Em apenas 10 meses de vida, a empresa digitalizou mais de 2,6 milhões de jornadas, ajudando grandes marcas a crescerem mesmo com lojas fechadas durante a pandemia.
Convidamos a alumna Flávia Prado, administradora e especialista em gestão de pessoas, para comentar como a sinergia entre cultura organizacional forte, equipe multidisciplinar e visão de negócio definem a empreitada da HYPR junto ao propósito de impulsionar a transição para o digital, e também para analisar a importância do CBPM realizado no Insper para o sucesso em sua experiência profissional:
1) Como foram os primeiros passos na fundação da HYPR?
O primeiro passo foi mergulhar no setor e entender suas ineficiências. Todo mercado possui oportunidades de otimização e nós enxergamos muitos ângulos que poderiam ser explorados no mercado de mídia e tecnologia para marketing, que já estava sofrendo uma profunda transformação digital nos últimos anos. Identificamos que uma fatia cada vez maior do budget dos CMOs estava sendo alocada em tecnologia, porém havia um déficit de conhecimento dentro das organizações para descobrir quais plataformas contratar e como integrá-las para maximizar os resultados obtidos. Ao mesmo tempo, potencializado pelo isolamento social, muitas marcas buscavam migrar parte da receita que até então era transacionada em lojas físicas para canais digitais. Foi a partir dessa dor que construímos nossa plataforma e buscamos clientes para validar nossa oferta.
2) Como a sua formação no Insper impactou suas experiências profissionais?
Temos formações distintas no time e entendemos que a complementaridade é essencial para uma visão completa do negócio. Somado a isso, acreditamos que dominar determinadas funções organizacionais é fundamental para construir um modelo de gestão sólido.
Não conseguiríamos estimar o valuation da HYPR e fazer a gestão financeira da empresa se não tivéssemos vivido esses cenários de análise durante nossa formação no Insper. Isso nos ajudou a pensar em valor desde o primeiro dia e norteia nossa tomada de decisões até hoje. Temas como team building, liderança e otimização de processos também foram essenciais para chegarmos até aqui. Definitivamente conseguimos sair equipados com as ferramentas necessárias para competir e vencer em um mercado supercompetitivo.
Além disso, um dos grandes desafios das empresas é desenhar uma cultura que direcione as tomadas de decisão de maneira eficiente, como por exemplo, o uso intenso de people analytics para entender e influenciar o caminho de desenvolvimento do time. Esse ponto está diretamente relacionado à liderança de pessoas, disciplina que nos trouxe insights importantes para a compreensão do sistema, que conecta indivíduos, relações interpessoais e visão de negócio
3) Quais as metas da empresa?
Quando lançamos a HYPR, nosso objetivo era faturar o primeiro milhão nos primeiros 12 meses para viabilizar o negócio e gerar valor para nossos clientes, time e acionistas. Conseguimos atingir isso em 88 dias e, dessa forma, a meta passou a ser faturar um milhão por trimestre. Alcançamos esse estágio em nove meses. Atualmente, o negócio apresenta um milhão de receita mensal recorrente e nossa meta é conseguir faturar esse mesmo valor por semana.
4) Quais aprendizados vocês já tiveram na HYPR até o momento que poderiam compartilhar com os alunos do Insper que querem empreender?
O mundo está repleto de ineficiências e isso é uma grande oportunidade para empreender. Treine o olhar para não só identificar o que não funciona, mas construir soluções. Nossa sugestão é pensar por primeiros princípios ao invés de analogias, ou seja, ao invés de pensar em como outras empresas estão resolvendo um determinado problema, identifique os princípios fundamentais por trás da questão e busque construir uma solução original. Além disso, tenha ao seu lado pessoas que te complementem. Por fim, trabalhe duro, estude e se dedique. Nada resiste ao trabalho!