Nossos parceiros são organizações no Brasil que buscam aprofundar a compreensão estratégica sobre o impacto da tecnologia em seus negócios e melhorar a gestão com tecnologia. O novo espaço é uma doação de Claudio Haddad e família ao Insper.
No dia 11 de dezembro, inauguramos o Hub de Inovação Paulo Cunha, uma plataforma aberta com a missão de acelerar transformações de alto valor econômico e social nas organizações e na sociedade por meio de pesquisa aplicada e soluções na junção de tecnologia e novos modelos de negócios.
O nome do Hub de Inovação é uma homenagem ao nosso Conselheiro Paulo Cunha. Formado em Engenharia Industrial na PUC-Rio, foi membro do Conselho Monetário Nacional e presidente do conselho orientador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Até 2018, ocupou o cargo de presidente do conselho de administração do grupo Ultra, parceiro do Insper em diversas ações.
“Essa homenagem representa toda a nossa gratidão pelo que Paulo Cunha fez pelo país e pela sua imensa contribuição para o desenho de nossa escola, que assim como Paulo, busca ajudar a desenvolver nossa sociedade”, ressaltou Marcos Lisboa, presidente do Insper.
Claudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo do Insper, destacou o apoio de Paulo Cunha como entusiasta, desde o início, da implantação do Programa de Engenharia do Insper. “É impressionante como ele ajudou a nos tornarmos a escola que somos hoje, tanto pela sua atuação no Conselho como pelo apoio por meio do grupo Ultra. Somos muito gratos a Paulo Cunha e é uma grande honra o recebermos hoje para inaugurarmos o nosso Hub de Inovação que leva o seu nome.”
No novo espaço destinado ao Hub de Inovação Paulo Cunha, localizado no térreo do prédio 2, os participantes da inauguração puderam conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos de Graduação junto a empresas, com temas de negócios e tecnologia. O novo espaço é uma doação de Claudio Haddad e família ao Insper.
Atuação do Hub de Inovação Paulo Cunha
De acordo com Carolina da Costa, Vice-presidente da Graduação e diretora do Hub de Inovação Paulo Cunha, há um espaço importante para estruturar e conceituar a inovação dentro das práticas corporativas. “Por sermos uma instituição acadêmica conectada com o mundo executivo, com a prática e com as tecnologias, temos uma contribuição relevante a prestar sobre o assunto. No Brasil, como temos majoritariamente empresas familiares e de capital fechado, há um desafio enorme para a inovação sair dos muros empresariais e se conectar com os ecossistemas”.
Com base nesse cenário, o Hub de Inovação Paulo Cunha atuará na junção da área de negócios, economia e tecnologia para ajudar as empresas a melhorarem a sua gestão e utilizarem os processos de transformação digital conectados à estratégia. “Queremos destacar dois tipos de tecnologia: a tecnologia da boa gestão e a tecnologia que promove transformação de processos e modelos de negócio.”
Nessa colaboração com as empresas, o Insper coloca à disposição toda a sua estrutura para inovar, que inclui os seus 16 laboratórios de Engenharia; programas de educação integrada a serviço do desenvolvimento de líderes e boards de empresas nas áreas de negócios, empreendedorismo, direito e tecnologia; produção de pesquisa aplicada em Data Science, Economia Circular, Automação e Transformação Digital; os projetos Resolução Eficaz de Problemas (REP) e Projeto Final de Engenharia (PFE); e iniciativas de empreendedorismo como a Liga de Empreendedores, o Centro de Empreendedorismo (CEMP), a Trilha de Empreendedorismo e a competição Empreenda.
“Vamos buscar entender quais são as principais necessidades das empresas para oferecer um pacote relevante que atenda às suas expectativas e também ajude a desenvolver o mindset correto da liderança”, observou Carolina. Por meio de um membership, as empresas associadas terão benefícios como instrumentos de avaliação; projetos de inovação; conexões com outros hubs; eventos orientados a temas de negócios de interesse e mentoria para criação de hubs corporativos de inovação.
Segundo Carolina, o Hub de Inovação busca, como parceiros, organizações no Brasil que procuram aprofundar a compreensão estratégica sobre o impacto da tecnologia em seus negócios e acelerar a transformação digital. “Nós queremos ser um local de referência para as empresas tratarem essas questões, um ambiente seguro para o diálogo isento e para a integração de pessoas, trazendo o que o Insper tem de melhor para ajudar lideranças e executivos na jornada de como aprender a fazer melhor e, quando fizer sentido, fazer diferente.”
Veja a galeria de fotos