Como explorar o PDV
Para definir o sortimento da categoria, 0 coordenador de Educação Executiva dos Programas Abertos do Insper, Rodrigo Amanta, diz que o supermercado deve considerar o investimento na saciedade de produtos, porque pessoas querem experimentar algo diferente. Essa variedade também compreende diferentes tipos de embalagem, de forma a atender perfis distintos de shopper.
“Se pensarmos em uma pessoa que está se movendo na rua, ela irá beber água engarrafada, ou seja, ela está comprando para aquele momento. E há também a pessoa que compra o produto para abastecer a casa”, resume Amanta. Uma vez entendidas as ocasiões de compra, ele acrescenta que o mix deve considerar tanto as pessoas que estão em busca de custo, ou seja, querem o produto com preço mais baixo, quanto aquelas que querem algo mais sofisticado.
E como forma de explorar a categoria no ponto de venda, o pesquisador do Centro de Excelência Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Mauricio Morgado, sugere um trabalho a exemplo do que o varejo norte-americano faz, que é tratá-lo como snack. “A proposta é gerar uma compra por impulso, não planejada, e por isso o produto pode estar presente nos checkouts e cm refrigeradores, para ser oferecido gelado, descreve.
Morgado diz que na supermercadistas não devem deixar o ,outro escondido no ponto natural, mas pensar na categoria do mesmo jeito que trabalham com os refrigerantes. “Quando você expõe de jeito mais tentador, mais ajuda a impulsionar a venda da água.
A Abinam sugere, segundo descreve Lancia, que a categoria de água mineral esteja presente nos corredores de circulação. ” Seja as lojas não investirem nessa estratégia como planograma fixo, que então trabalhem com as pontas de gôndola nessas áreas, que façam algo chamativo”.
Para a estratégia promocional para a categoria, Latina diz que os supermercadistas devem se atentar para a frequência de compra do produto, que é de 21 dias. Assim, o consumidor não vai estar presente apenas nas primeiras semanas de promoção da loja, pois terá que voltar para reabastecer a casa antes de completado um mês. “Se eu tivesse que fazer promoção de água no supermercado, eu faria no dia 20, jamais no início do mês”.
Fonte: Supervarejo – 01/05/2014