A primeira turma do LL.C. em Direito Empresarial do Insper teve a sua última aula em dezembro de 2015. E o momento foi destinado para discutir o tema “Advocacia empresarial e a colocação no mercado de trabalho no Brasil”, em conversa conduzida por Ricardo Chazin, Head of Private Practice LATAM, da Laurence Simons.
A crise no país foi pauta, já que o mercado jurídico também é impactado e precisa realinhar estratégias. Com isso, há mudança no investimento, onde os escritórios migram o foco para áreas que geram receita; realocação de pessoas para evitar demissões; bônus inferiores aos outros anos e congelamento de salários e promoções. Mesmo com esse cenário, algumas áreas despontam como promissoras em 2016: arbitragem, trabalhista, tributário, M&A, restruturação de dívidas e compliance.
Este é um momento fundamental para iniciar uma auto-avaliação como o primeiro passo para a construção de um business plan. “Analise o seu momento atual, quais foram as principais conquistas feitas no último ano, os pontos que você desenvolveu ou regrediu para que, a partir daí, possa traçar quais são os objetivos profissionais para os próximos anos”, aconselhou Ricardo.
E para ser mais atrativo para o mercado, uma boa dica é caprichar na preparação do currículo. “O seu objetivo profissional deve estar claro, assim como informações relevantes relacionadas a publicações e cursos ligados à área de atuação. Evite currículos extensos, exagerar nos detalhes das atividades desenvolvidas e omitir datas importantes”, reforçou.
No momento da entrevista, seguir uma ordem cronológica, ter em mente os principais projetos em que trabalhou e pesquisar sobre a empresa são dicas preciosas. “Lembre-se de aplicar somente para vagas que tenham ligação com o seu perfil e/ou objetivo. Outra coisa importante é não demonstrar arrogância e nem ansiedade”, completou.
Sobre o LL.C. em Direito Empresarial
Mantendo a tradição de constantemente inovar e trazer soluções às demandas formuladas pelo mercado da advocacia, o Insper lançou o LL.C. em Direito Empresarial. O curso foi desenvolvido após a coleta de diversas contribuições junto ao mercado por mais de dois anos, com a fundamental participação de alunos, ex-alunos, professores, empregadores e estudantes de Direito.
O LL.C. é direcionado especialmente para jovens advogados, com experiência pratica entre 1 e 5 anos e que desejam desenvolver competências e habilidades para trabalhar com o Direito Empresarial.