Home/Noticias/Gestão da Aprendizagem no Insper 2019
NOTÍCIAS
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gestão da Aprendizagem no Insper 2019
17/06/2019
Aqui no Insper, temos uma área dedicada à Gestão da Aprendizagem. A equipe é responsável por apoiar os gestores acadêmicos no planejamento e implementação de ações que resultem em uma experiência de aprendizagem de excelência aos nossos alunos de todos os cursos. Conheça um pouco mais sobre as iniciativas em andamento para 2019:
O que é Gestão da Aprendizagem (Assurance of Learning – AoL)?
É o processo centrado no desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem dos programas. Por meio dele, coletamos e analisamos evidências que permitem o diagnóstico de pontos que necessitam de atenção no aprendizado individual dos estudantes. Com o AoL conseguimos definir planos de ação direcionados a aspectos diagnosticados nas avaliações, garantindo a melhoria contínua dos currículos e das experiências de aprendizagem neles propostas.
“Os workshops de Redesenho de Disciplinas têm uma prática e uma dinâmica que nos ajuda a operacionalizar o nosso plano de aula.” Marielza Cavallari, professora do Insper.
No início de 2019, chegamos à etapa de Closing the Loop do ciclo de Gestão da Aprendizagem.
Pesquisa AACSB
A partir de revisão da literatura, a apropriação docente (engajamento) é indicada como maior desafio no processo de Gestão da Aprendizagem. Para promover o protagonismo e a apropriação do processo pelos docentes, definimos em conjunto a metodologia empregada nos workshops de Redesenho de Disciplinas.
Closing the Loop: encontros para redesenho de disciplinas
Com base no trabalho de Jackson Nickerson (2017), chegamos ao modelo representado a seguir.
O que é o Toolkit – Dinâmicas ACA?
Apostando em um formato que foge do trivial, desenvolvemos o toolkit de Dinâmicas ACA (Aprendizado Centrado no Aluno) para atender a demanda de professores que buscam auxílio para o planejamento de cursos. As sete primeiras dinâmicas selecionadas foram: Estudo de Caso, Lecture, Peer Instruction, PBL (Problem-based learning), PBL Projetos, Jigsaw, Diálogos Sucessivos.
O que temos nesse toolkit?
Este material contém cartas sobre dinâmicas de aprendizagem, divididas em:
Contexto: apresenta as dinâmicas e explica quais os contextos mais adequados para aplicação.
Planejamento da dinâmica: aborda como planejar as dinâmicas antes da condução em sala.
Condução da dinâmica: explica como conduzir cada dinâmica junto aos alunos em sala.
Dicas: apresenta pontos de atenção e dicas práticas para a condução das dinâmicas.
Quick Wins: traz dicas didáticas que podem ser aplicadas a todas as dinâmicas.
Aplicamos nosso 2º Simulado ENADE!
Em parceria com a CPA (Comissão Própria de Avaliação), tivemos a segunda aplicação do simulado ENADE nos cursos de Engenharia neste primeiro semestre de 2019. Nessa aplicação, tivemos um aumento de quase 10% no número de alunos participantes.
Estrutura da prova
Nosso simulado seguiu o mesmo formato estabelecido pelo Inep.
O desempenho dos alunos no ENADE é um dos insumos mais relevantes para a avaliação regulatória da qualidade dos cursos e instituições de ensino superior no país.
Qual a importância do ENADE para a Comunidade Insper?
O desempenho dos alunos no ENADE é um dos insumos mais relevantes para a avaliação regulatória da qualidade dos cursos e instituições de ensino superior no país.
Por que aplicamos os simulados?
Porque queremos:
preparar os alunos que vão realizar o ENADE, que será o primeiro para os cursos de engenharia.
identificar oportunidades de intervenção para gestão da aprendizagem dos alunos.
Além disso, utilizando os microdados disponibilizados pelo Inep, podemos comparar nossa média de desempenho com as de outras instituições de ensino superior.