Iniciativa realizada em conjunto entre Insper e Escola de Direito da FGV promove reunião virtual no dia 24/04, a partir das 8h30
O Grupo de Estudos em Direito e Contabilidade (GEDEC) passou, a partir do ano de 2020, a ser uma iniciativa realizada em conjunto entre o Insper e a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A segunda reunião deste ano, em formato virtual em virtude da quarentena, será realizada no dia 24 de abril, a partir das 8h30, com o tema: “Impactos da Covid-19 nas demonstrações financeiras”, abordando o Ofício-Circular CVM 03/2020, as circulares do IBRACON e a Deliberação CVM 849/20.
De acordo com Eric Martins, professor do Insper e co-coordenador do GEDEC juntamente com o Edison Fernandes, professor da FGV, esse tema é de extrema importância pois, neste momento de crise, a maioria das empresas já está incorrendo em perdas que ainda poderão perdurar por um bom tempo. “Isso provoca impacto nas empresas tanto em relação às perdas já reconhecidas como quanto àquelas esperadas para o futuro”, diz Eric.
“Há uma série de normas contábeis que levam em consideração essas perdas, seja em relação à redução de geração de receitas, aumento de inadimplência, quebras de estoques e outros impactos em diversos ativos de longo prazo. O encontro representa oportunidade de analisar como esse cenário impacta as demonstrações contábeis e discutir se as normas que exigem os reconhecimentos dessas perdas são adequadas ou não”, completa.
Os expositores da reunião serão Eric Martins (Insper), Eduardo Flores (FGV) Ricardo Lopes Cardoso (FGV) e Edison Fernandes (FGV).
Para acessar a reunião, clique neste link e utilize a senha 499789.