Pais e filhos compartilham muitos momentos no decorrer da vida: aprender a andar de bicicleta, torcer pelo time do coração e viajar juntos são alguns deles. Na casa do engenheiro mecânico Paulo Fernando Caruso França Junior, 53, essa cumplicidade foi além. Os filhos dele, Felipe e Gabriel Goichman Caruso França, ambos de 20 anos, escolheram a mesma área de atuação do pai.
Muito mais que a parte profissional, Paulo também passou outra admiração para Felipe e Gabriel: o Insper. A paixão do engenheiro mecânico começou quando decidiu cursar MBA Executivo em Finanças em 2013. A estrutura, os professores e a metodologia de ensino despertaram o interesse do profissional pela escola.
“Sou pós-graduado em Administração por outra instituição e cursar o MBA foi uma oportunidade dada pela empresa em que trabalho. Não me arrependo da escolha que fiz na época. Aliás, voltaria para a graduação só para poder ser aluno do Insper”, afirma.
Paulo conta que sempre evitou influenciar na escolha da profissão dos filhos, mas a decisão pelo Insper fez questão de incentivar. Segundo ele, o principal motivo que faz seus olhos brilharem pela escola é a proposta de formar engenheiros com perfil empreendedor, ponto de carência no mercado brasileiro.
De pai para filhos
“Quando nosso pai estava cursando o MBA, estávamos na fase de prestar vestibular. Fizemos quatro visitas à escola e acabamos nos apaixonando pelo Insper também”, afirma Felipe, que está no 6º semestre de Engenharia Mecânica. “Tem sido um período de muito crescimento para nós”, completa.
Felipe relata que sua personalidade é completamente diferente de seu irmão, que faz Engenharia Mecatrônica. Ele se define como pragmático e diz que Gabriel entende que o maior aprendizado está fora da sala de aula. “Ele é um dos criadores do projeto TechEdu e está sempre envolvido com outras atividades. Aprendo muito com ele”, orgulha-se.
Felipe e Gabriel também foram apoiados pela mãe, Débora, e seguem para experiências internacionais. Felipe fará intercâmbio em Portugal e Gabriel embarcará para a França no primeiro semestre de 2018.