Empresário deve adotar as boas regras de conduta empresarial para se relacionar com clientes e funcionários e se dar bem em transações
“Etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias que devem ser adotadas pelos empreendedores. Entre elas está a boa educação, comportamento, convenções sociais e ética profissional”, diz o diretor executivo da Innovia Training ec Consulting, Ricardo Barbosa.
Segundo ele, essa preocupação deve abranger toda a empresa. Do office-boy até o presidente, todos devem ter uma imagem coesa de etiqueta empresarial, defende.
Para Barbosa, adaptar-se e assumir um comportamento adequado é fundamental para o sucesso nas relações empresariais, mas ele destaca que acima de tudo, o empreendedor deve ser honesto com ele, com seus funcionários e clientes. “A honestidade é a base para tudo. É preciso ter ética e comprometimento com o negócio”.
O proprietário da Strategia Gestão Empresarial, João Orlando Vian, de 55 anos, depois de passar 25 anos como colaborador em companhias privadas, adotando prceitos básicos de comportamento, não acreditava que precisaria aprender novas regras de etiqueta ao abrir o seu próprio negócio.
Para ele, parte da falta de traquejo nas relações com seus clientes e funcionários é culpa de sua formação. “Eu tinha conhecimento técnico e experiência, mas eu estudei para ser funcionário de uma empresa, e não para ser empreendedor”, diz o engenheiro, que trabalhou na área química e têxtil.
Ele reconhece que ao iniciar a atividade da sua consultoria precisou de ajuda para adquirir um comportamento que não era parte do seu dia a dia. “Eu participei do Empretec (metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características comportamentais do empreendedor) para vivenciar e aprender atitudes que eu não tinha, uma postura de empresário.”
Segundo Vian, o seminário foi importante para ele saber a postura a adotar com seus clientes e funcionários, a fim de melhorar a qualidade de produtos e serviços do seu negócio. O consultor conta que no curso aprendeu a importância de ouvir mais, para melhorar o relacionamento com fornecedores. “O seminário também reforçou questões básicas como educação, cordialidade e pontualidade que são essenciais nas relações empresariais para o bem do negócio”, conta. Vian destaca que os conselhos aprendidos foram muito úteis e até hoje ele revisa alguns conceitos estudados durante o curso.
“O empreendedor precisa ter cuidado com o português, ter boa apresentação corporal e verbal”, diz Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.
A coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, Cynthia Serva, diz que culturalmente não somos estimulados a empreender. “Embora esse pensamento esteja mudando, ainda precisamos dar noções básicas de comportamento aos novos empresários”, diz.
De acordo com Cynthia, muitos esquecem que eles são a imagem da empresa e que deverão interagir com diferentes grupos: clientes, investidores e funcionários. “Por isso, eles precisam saber como se comportar, vender uma ideia, ter cuidado com o português, ter boa apresentação corporal e verbal.”
A coordenadora do Insper destaca que faz parte da etiqueta profissional estar preparado para atender o seu interlocutor. “Antes de ir para uma reunião, se prepare verbal e corporalmente, e saiba qual mensagem quer passar”, alerta.
Cynthia destaca ainda que, é relevante para o empresário ter uma imagem coerente com a da empresa, além de estar preparado para entregar o prometido, “começar pequeno, mas agir como grande”. Segundo ela, a informalidade pode existir nas relações, para serem menos burocráticas, mas não a ponto de atrapalhar a negociação.
“Para o começo do negócio é importante estabelecer relações e conexões . Por isso, fique atento à pontualidade, à maneira de se vestir e de se portar. Estabeleça empatia e não assuma uma postura de soberba e arrogância”, diz.
Fonte: O Estado de S. Paulo – 12/01/2014