Grupo formado por estudantes de Economia, Administração e Engenharia da Computação ganham oportunidade de estágio de férias no banco de investimentos
O grupo de alunos do Insper composto por Eduardo Dias, 5º semestre de Economia, Gabriel Chohfi, 5º semestre de Economia, Isabel Machado, 6º semestre de Administração e Luís Filipe Loureiro, 6º semestre de Engenharia da Computação, alcançou o primeiro lugar na edição deste ano do desafio BTG Pactual Experience, competição online que busca proporcionar uma oportunidade de imersão, para estudantes de graduação, em conhecimentos de mercado de capital e financeiro.
Com o fim da competição e o título, os estudantes possuem uma série de encontros marcados para divulgar o trabalho realizado. “Um dos pontos mais especiais da competição foi a oportunidade de nos apresentarmos para grandes empresas do mercado e receber feedbacks sobre o a nossa experiência no desafio”, diz Luís Filipe. “Além disso, os vencedores do desafio recebem uma proposta de estágio de férias em uma área à sua escolha. Assim, em janeiro, nós iremos vivenciar a cultura do banco e continuar o aprendizado.” Complementa ele.
Superação de barreiras
Sobre os desafios enfrentados pelo grupo, Luis comenta que “A principal foi conciliar as diferentes atividades do dia a dia com a competição. Por exemplo, começamos a trabalhar no nosso projeto em julho, quando a maioria dos integrantes estava fazendo estágio de férias, o que se tornou um grande desafio, uma vez que tivemos de nos organizar para conciliar ambas as tarefas e realizá-las com excelência. Ainda, próximo da data da semifinal da competição, passamos pela semana de provas do Insper, o que mais uma vez exigiu bastante organização do grupo, pois não podíamos deixar de nos dedicar em ambas”.
Entretanto, ele menciona que todas essas dificuldades trouxeram resultados extremamente satisfatórios e um enorme aprendizado.
Grupo com habilidades complementares
A complementariedade das competências também foi um fator fundamental para o resultado obtido. As diferentes habilidades aprendidas em cada um dos cursos, foram, sem dúvida, determinantes para a vitória. Buscamos realizar na competição análises consistentes e diferenciadas e, para tanto, o aprendizado do Insper foi fundamental. Desenvolvemos uma extensa pesquisa de campo, com 29 ex-funcionários, para entender a cultura do Méliuz, uma robusta modelagem financeira e inúmeras análises quantitativas usando programação. Estas, consistiram em captar por meio da linguagem Python, mais de 2 mil tweets que mencionam o nome da empresa e criamos um Machine Learning para identificar se os tweets eram promotores ou detratores da marca.”
Recompensa
“Um dos pontos mais especiais da competição foi a oportunidade de apresentar o nosso trabalho para grandes casas do mercado e receber feedbacks sobre o nosso trabalho. Com o fim da competição e o título, temos uma série de encontros marcados com grandes assets para divulgarmos a apresentação.” diz Luis Felipe.
“Além disso, os vencedores do BTG Pactual Experience recebem uma proposta de estágio de férias em uma área à sua escolha. Assim, a partir de janeiro nós iremos vivenciar a cultura do Banco e continuar o aprendizado.”
Para saber mais sobre nossos cursos de Graduação, clique aqui.