O professor de Finanças do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Ricardo Humberto Rocha afirma que o novo rebaixamento da Fitch atinge o Brasil, empresas nacionais e toda a sociedade.
“Toda vez que você perde o selo de bom pagador, o custo de capital das empresas aumenta. Nesse processo a empresa paga mais caro, o governo paga mais caro e o consumidor paga mais caro”.
Rocha lembra que desde 2008, quando o Brasil recebeu grau de investimento das agências, muitos investidores passaram a investir no Pais. “Agora ales vão embora e procuram outros mercados”.
O especialista argumenta que o rebaixamento da Fitch é mais uma má noticia em meio ao turbilhão de coisas ruins. “Teremos queda expressiva do PIB, uma crise política sem previsão de término, inflação na casa dos dois dígitos e, agora, somos vistos como potenciais caloteiros”.
O professor do Insper alerta o governo: “Não podemos agir feito alunos indisciplinados. Se a nota é boa, o professor é bom. Se a nota é ruim, o professor é o culpado”.
Fonte: A Tribuna (Santos) – 17/12/2015