O Insper é uma instituição reconhecida no mercado por seus rigidos padrões de qualidade
O Insper manteve a 38º colocação no ranking 2014 das 70 melhores escolas de negócio do mundo do jornal britânico Financial Times.
Foi a mesma colocação do ano passado, mas a avaliação foi pior em comparação a 2012, quando o Insper ocupava a 32ª posição. A avaliação leva em conta o formato dos cursos, a metodologia empregada, materiais de ensino, infraestrutura, parcerias internacionais e a possibilidade de o aluno participar de módulos no exterior.
Segundo Silvio Laban, coordenador dos programas de MBA do Insper, a escola oferece três cursos de educação executiva: MBA Executivo em Finanças, MBA Executivo e MBA Executivo em Gestão em Saúde.
Por ano, cerca de 480 alunos participam dos cursos de MBAs. Entre os diferenciais, Laban afirma que o Insper é uma instituição reconhecida no mercado por seus rígidos padrões de qualidade. “Há um equilíbrio entre teoria e prática por meio de discussão de casos e simulações, o corpo docente é altamente qualificado, sendo 68% doutores/Ph.D e 32% mestres. Oferecemos formação integralmente voltada para o desenvolvimento da carreira profissional, do conhecimento funcional e de competências voltadas à gestão e à liderança”, diz. Além disso, o Insper possui certificação AACSB – International,Association of MBAs e Anamba – Associação Nacional de MBA.” Há a opção de o aluno vivenciar uma rica experiência acadêmica em renomadas instituições dos Estados Unidos, Europa e América do Sul, como a Darden, Universidade Nova de Lisboa e o Massachusse s Institute of Technology (MIT)”, observa.
Laban se diz favorável a um controle por parte do M EC dos cursos lato sensu. “Particularmente, no caso dos programas de pós-graduação em Administração, a existência de inúmeros programas, muitos dos quais se intitulando como MBA, cria uma situação no mercado que confunde os candidatos ao dificultar o entendimento de cada proposta de programa e definir sua escolha. Um sistema de cadastramento como o proposto pelo MEC pode significar um passo na direção de termos um censo destes programas, bem como trabalhar para a evolução da qualidade dos programas, ora oferecidos”, diz.
Já no stricto sensu, o Insper oferece o Mestrado Profissional em Administração e Mestrado Profissional em Economia. Os cursos possuem duração de dois anos e acontecem duas vezes por semana. primeiro tem foco em estratégia, abordando ferramentas aplicadas, que possibilitam às organizações desenvolver vantagem competitiva sustentável, e ênfase analítica, com treinamento em como tratar dados para tomar decisões gerenciais informadas visando alto desempenho.
Já o Mestrado Profissional em Economia foi reconhecido com nota máxima na Capes em três avaliações consecutivas. O curso aborda o uso de ferramentas modernas e aplicadas em Finanças e Macroeconomia.
Fonte: Diário do Comércio – 30/05/2014