Nosso alumnus Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede, apresenta publicação que analisa escolas de Ensino Médio que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem bons resultados educacionais
No dia 25 de setembro, o Centro de Educação do Insper recebeu o lançamento do estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino de darem um suporte efetivo às escolas, realizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA. O material mapeia escolas de Ensino Médio que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem bons resultados educacionais.
No evento, também foi lançada a plataforma Mapa da Aprendizagem, iniciativa de Iede, Fundação Lemann e Itaú BBA, que reúne dados de desempenho do Brasil e do mundo no Pisa 2015.
“Hoje é um dia especial para nós. Além de apresentar uma pesquisa muito importante e que contou com parceiros de longa data da escola, temos na condução do Iede o alumnus Ernesto Faria. Esse estudo, em especial, inaugura de forma estruturada um debate que já é consenso: como melhorar a educação para todos, com excelência e equidade e, em especial, olhando para o ensino médio, que é onde nossos problemas se agravam”, ressaltou Carolina da Costa, Vice-presidente da Graduação e fundadora e diretora do Centro de Educação do Insper, na abertura do evento.
Apresentação do estudo
O estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino de darem um suporte efetivo às escolas foi apresentado por Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede.
A publicação integra a terceira etapa de uma série de estudos iniciada em 2012, quando foram analisados os anos iniciais do ensino fundamental, seguida, em 2015, pelo mapeamento dos anos finais.
“Neste estudo que estamos lançando hoje, o foco são escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e que conseguiram bons resultados na Prova Brasil e no Enem 2017, além de possuírem uma taxa de aprovação mínima de 95%”, explicou Ernesto. Com base nestes critérios, 100 escolas foram selecionadas em um total de 5.042 elegíveis.
Foram escolhidos, para análise de campo, os estados com maior quantidade de escolas selecionadas: Ceará, Espírito Santo, Goiás e Pernambuco. “Nessas visitas, aprendemos que as escolas de destaque possuem aspectos em comum, como foco em dados e em melhoramento contínuo; foco num currículo integral, com opções de escolha para os alunos; e mescla de métodos de fixação (exercícios e simulados) e métodos que estimulam a criatividade e o protagonismo”.
Acesse a íntegra do estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino de darem um suporte efetivo às escolas.
Mapa da Aprendizagem
Ernesto também apresentou o Mapa da Aprendizagem, plataforma que disponibiliza a visualização do percentual de alunos com aprendizado adequado em leitura, matemática, ciências, resolução colaborativa de problemas e educação financeira no Pisa 2015.
A plataforma ainda traz dados sobre o perfil dos alunos no Pisa 2015 segundo sete critérios: nível socioeconômico, escolaridade da mãe, apoio dos pais nos estudos, repetência, motivação com os estudos, expectativa acadêmica e sensação de pertencimento à escola.
Para Ernesto, a discussão sobre educação precisa ganhar cada vez mais senso de urgência e ser feita com base em dados e evidências. “Esperamos que este site seja útil a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e demais pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação básica brasileira”.
Acesse o Mapa da Aprendizagem.