Programa é uma iniciativa pioneira da escola e envolveu alunos no atendimento a desafios reais de mais de dez empresas e uma comunidade
Os alunos do 9º semestre de Engenharia do Insper acabaram de concluir os desafios apresentados no primeiro Projeto Final de Engenharia (PFE), iniciado no 8º semestre. Os estudantes aprenderam na prática a atender desafios reais de empresas de pequeno, médio e grande porte, incluindo um projeto de inovação social, com propostas que contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras. O programa é uma iniciativa pioneira da escola e, nas próximas turmas do curso, passará a acontecer de forma semestral.
Durante um ano, 52 alunos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica trabalharam divididos em 13 grupos para entender e apresentar soluções eficientes para desafios reais e relevantes apresentados por empresas de áreas como Alimentos, Energia, Saúde e Tecnologia.
“Com o PFE, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar na prática o dia a dia das empresas, saindo do universo acadêmico e entrando em contato com prazos reais, lidando com dificuldades de localizar documentações específicas e aprendendo mais sobre a importância de uma comunicação clara para solucionar os desafios apresentados”, explica Luciano Pereira Soares, coordenador do Projeto Final de Engenharia do Insper.
O grupo que trabalhou com o projeto de inovação social atendeu as necessidades de uma comunidade localizada nas proximidades da Raposo Tavares, a Vila Nova Esperança, em São Paulo, que tinha problemas com a coleta, seleção e destinação de materiais recicláveis, em um processo que não agregava valor ao produto final. Os alunos fizeram várias imersões na comunidade para entender a realidade dos moradores, co-criaram processos para facilitar a coleta dos itens e desenvolveram uma máquina para triturar os resíduos, permitindo sua transformação em produtos de maior valor agregado.
Para desenvolver os projetos, os estudantes têm o apoio de um professor orientador e realizam encontros semanais, presenciais ou remotos, com profissionais das empresas. Além de aplicarem os conhecimentos aprendidos em sala de aula, os participantes aprimoram habilidades como trabalho em equipe, organização, comunicação, design e empreendedorismo. A experiência possibilita que tenham contato com a realidade do dia a dia das empresas, fazendo com que cheguem mais preparados ao mercado de trabalho.
“O projeto aproxima os alunos das organizações, possibilitando que desenvolvam soluções de Engenharia para demandas reais e relevantes para as empresas que fazem parte do PFE”, destaca Soares. Entre as companhias que fizeram parte do primeiro projeto estão: Embraer, Femsa, Hospital Albert Einstein, IBM, Motorola, Schneider Electric e WEG.
“Os alunos que participam do PFE têm a oportunidade de aprimorarem suas habilidades, receberem feedbacks e se manterem alinhados com as exigências do mercado de trabalho. Além disso, ficam mais próximos das oportunidades que surgem nas empresas, de novos conhecimentos e alavancam o networking”, ressalta Carolina Fouad, gerente do Núcleo de Carreiras do Insper.
Ao final do ciclo, os grupos e alunos que se destacaram no desenvolvimento dos projetos são reconhecidos em uma premiação realizada pela escola. Neste ano, 14 alunos foram reconhecidos por suas contribuições individuais e os grupos que desenvolveram projetos para a Femsa e para IBM também foram premiados.
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