Integrantes das 33 empresas participantes do programa puderam conhecer toda a infraestrutura disponível para a realização de seus trabalhos
No último dia 11 de novembro, o Hub de Inovação Paulo Cunha recebeu as novas empresas residentes do Centro de Empreendedorismo (CEMP) do Insper. No evento, representantes das 33 iniciativas foram guiados por toda a infraestrutura que terão acesso, como o espaço do Hub de Inovação, o FabLab, os laboratórios de Desenvolvimento Ágil, UX, Supercomputadores e Games, além da Sala de Experiências de Usabilidade.
O programa de residentes permite que empresas compostas por alunos ou alumni sem um lugar fixo de trabalho ou que estão em fase de desenvolvimento inicial de seu negócio possam utilizar o espaço do Hub de Inovação e demais instalações e laboratórios da escola para trabalharem.
De acordo com Carolina Fouad, gerente de Projetos e Inovação do Hub de Inovação, ter as empresas residentes no espaço do Hub fortalece as conexões e o networking, além de possibilitar oportunidades entre as startups e grandes empresas do mercado.
“Os alunos também usufruem de um ambiente regado à inovação, com o apoio das mentorias do CEMP e da equipe do Hub”, afirma Carolina.
João Pedro Ludovico, fundador da startup Comü e aluno do 4º semestre de Administração, conta que utiliza a estrutura física do Hub de Inovação para realizar todos os encontros de time na área de co-working.
“Desde o segundo semestre, participo de tudo relacionado a empreendedorismo que o Insper oferece. O que está sendo desenvolvido no CEMP pelo coordenador Thomaz é realmente voltado para a realidade empreendedora e excede a teoria das salas de aulas”, diz Ludovico. “Fazer parte do programa de residentes e entrar em contato com o CEMP é algo que fortemente recomendo a qualquer aluno do Insper com o sonho de empreender.”
Após conversar com seus sócios, Rogerio Fernandes Hernandes, cofundador da startup X Aligner, alumnus do MBA Gestão em Saúde, relata que todos gostaram da ideia do que seria possível obter de valor para empresa pelo programa, como estar mais próximo de outros empreendedores e de outras empresas.
“Depois que vimos a possibilidade de acesso aos laboratórios, achamos que pode ser ainda mais do que a gente pensava e esperava, pois é possível conseguir transformar as ideias e evoluí-las dentro do Insper”, afirma Hernandes.
Para Thomaz Martins de Aquino, coordenador do CEMP, a aproximação com empreendedores e empreendedoras do ecossistema do Insper no espaço físico do Hub de Inovação é fundamental para entender com profundidade as dificuldades e necessidades enfrentadas pelos founders, requisito para a criação do suporte correto que eles precisam.
“A partir desse primeiro encontro, já percebemos muitas dores dos empreendedores e começamos os testes do programa de “Advisory”, de suporte nas etapas de validação dos negócios. Acredito que a partir desse espaço físico muitas novidades virão. Estamos animados!”, diz Aquino.
Veja o álbum de fotos:

Saiba mais:
Hub de Inovação Paulo Cunha
Centro de Empreendedorismo