Evento de lançamento contou com palestra de Josh Baron, co-fundador e sócio da BanyanGlobal e professor da Universidade de Columbia
No dia 29 de outubro, às 18h30, aconteceu no Auditório Steffi e Max Perlman o lançamento da Plataforma de Empresas Familiares Insper, criada com o objetivo de alinhar conteúdos acadêmicos, assim como direcionar e integrar eventos, grupos, cursos e pesquisas aplicadas relacionados às Empresas Familiares.
No evento, as linhas de atuação da nova plataforma foram apresentadas pelos coordenadores Aline Porto e Rodrigo Amantea. “Empresas Familiares possuem vantagens competitivas únicas no atual cenário de negócios mundial. O Insper acredita nestas fortalezas e na importância das Empresas Familiares para a nossa economia, no seu compromisso inequívoco com as comunidades na qual atuam e no seu extraordinário impacto para o desenvolvimento do Brasil”, ressaltou Rodrigo.
Entre as iniciativas da Plataforma, estão a oferta de disciplinas eletivas na Graduação e Pós-graduação; a criação de cursos de Educação Executiva de curta e média duração; a elaboração de minicases e cases de Empresas Familiares nacionais, assim como pesquisas aplicadas, cujo objetivo é criar referências nacionais; e encontros semestrais de alunos e alumni de Graduação, Educação Executiva, MBA e Pós-graduação Lato Sensu, além de eventos abertos ao público com convidados nacionais e internacionais.
Palestra
O lançamento da nova Plataforma contou com palestra de Josh Baron, co-fundador e sócio da BanyanGlobal e professor da Universidade de Columbia, onde leciona a matéria Gerenciando Conflitos em Empresas Familiares e dá aulas no programa de Educação Executiva para Famílias Empresárias da escola.
Em sua palestra, Baron abordou as principais forças das Empresas Familiares e como vencer os desafios que muitas vezes as impedem de aproveitar seu máximo potencial.
Entre os aspectos ressaltados por Baron está o mito de que as empresas familiares estão fadadas ao fracasso. “É verdade que a maior parte das empresas familiares não passa da terceira geração, porém, não há evidência de que elas são mais frágeis que outras empresas. Os dados não confirmam que as diferenças entre gerações sejam o problema. Inclusive, muitas dessas empresas podem ter sido vendidas quando seus proprietários decidiram começar um novo empreendimento.”
De acordo com o palestrante, é necessário perceber que as Empresas Familiares têm potencial de construir uma vantagem competitiva sustentável na economia do século XXI. “Com foco nas áreas certas, as empresas familiares podem ter mais sucesso do que quaisquer outras. Isso é bom não só para os donos das empresas familiares, como também para a sociedade. Empresas familiares já mostraram que são melhores empregadoras e com atuação mais engajada em suas comunidades”.
Clique aqui e acesse o PDF da apresentação
Saiba mais sobre a Plataforma de Empresas Familiares.