04/12/2012 – Estadão PME/Blog do Empreendedor
A afinidade com a tecnologia começou cedo. Ainda na escola, Renato Steinberg, 34 anos, já se arriscava a consertar computadores de amigos e conhecidos. Mais de 20 anos se passaram entre o primeiro modelo reparado por ele e o nascimento da primeira rede social de moda do mundo, o Fashion.me. O projeto, desenvolvido com o sócio, Flávio Pripas, já conquistou mais de 1 milhão de usuários no Brasil, ganhou versão em inglês, aporte de investidor internacional e foi o responsável por colocar os dois entre as pessoas mais criativas do mundo em um ranking feito pela renomada revista Fast Company.
Renato e o sócio, profissionais envolvidos com tecnologia para o mercado financeiro, decidiram unir forças empreendedoras ao identificar um interesse comum em suas esposas: moda. O caminho mais fácil – e também com o custo mais alto – seria abrir uma loja física para que elas pudessem dar vazão ao interesse. A alternativa foi encontrar uma solução mais em conta para concretizar a ideia. A internet mostrou-se como a ferramenta perfeita e em 2008 o site byMK nasceu.
O negócio cresceu e a dupla tomou a decisão de largar seus empregos para se dedicar ao projeto, uma espécie virtual de “recorte e cole” onde os internautas têm a possibilidade de criar looks, gerar conteúdo e compartilhar com a sua rede de amigos. Além da mudança profissional, houve também a troca do nome de byMK para Fashion.me.
De acordo com Steinberg, a principal inovação do Fashion.me foi também o que o popularizou: traduzir uma conversa já existente no mundo offline para o online. “Moda é uma coisa muito social, as meninas vão ao shopping e conversam o tempo inteiro se a bolsa combina com o sapato”, diz. Agora, o maior desafio da rede é adaptar-se a popularização dos tablets e smartphones. “A experiência e o engajamento que a gente traz para as pessoas têm que estar disponíveis em todos os lugares”, diz Flavio.
Hoje o Fashion.me já tem uma versão em inglês, escritório na cidade de Nova York e tem a ambiciosa meta de se tornar uma rede social mundial. O próximo passo? Replicar o sucesso que a rede faz no Brasil no mundo.
Quem vai participar:
Segunda-feira: Pedro Chiamulera
Fundador da ClearSale, empresa que combate fraudes na internet.
Quarta-feira: Juliana Motter
Ela criou um dos negócios mais originais do País atualmente, a loja Maria Brigadeiro.
Quinta-feira: Adriane Silveira
Ela começou faz pouco tempo a empreender. Mas a Nanny Dog ganhou espaço por conta do serviço de babá para cães que a empresária oferece aos interessados.
Sexta-feira: Marcelo Nakagawa
Ele atua como coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper. Ele será responsável pela análise dos assuntos mais comentados na semana pela equipe de empresários.