Programa de Mentoria estará à disposição para ajudar ações selecionadas pelo programa ESA (Empreendimento Social com foco no Autismo)
Neste mês de setembro, o Centro de Empreendedorismo (CEMP) do Insper passa a apoiar o ESA (Empreendedorismo Social com foco no Autismo), iniciativa desenvolvida por Francisco Paiva Júnior, ex-aluno do curso Empreendedorismo em Ação (EMPAC) de Educação Executiva do Insper. Francisco é fundador da Revista Autismo e está à frente de uma rede social dedicada a temas relacionados ao autismo, chamada Tismoo.me, projeto apresentado em seu pitch final do EMPAC.
“O CEMP tem como pilar estratégico ser um Hub de conexões produtivas na comunidade Insper. Abrimos, assim, mais uma iniciativa para cumprir nosso papel no ecossistema: conectar pessoas com a finalidade de desenvolver projetos que possam transformar a realidade ao nosso redor”, ressalta Víctor Macul, coordenador do CEMP.
De acordo com Francisco, o ESA (Empreendedorismo Social com foco no Autismo) é um programa de estímulo ao empreendedorismo de impacto social com o objetivo de gerar transformações positivas para a pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e toda a comunidade. O ESA trabalhará com empreendedores e startups que sejam inovadores, desenvolvam soluções de alto impacto e solucionem problemas reais a partir do uso de tecnologia, impulsionando iniciativas que buscam resolver as principais questões relacionadas ao autismo, incluindo ações empreendedoras de pessoas autistas.
“Assim, buscamos construir um futuro melhor, mais justo, mais inclusivo e não só com mais diversidade, como também mais neurodiversidade”, observa Francisco. “Ter o Insper como um parceiro não somente dá um peso e relevância importantes ao programa, como também garante, aos participantes, mentorias de alto padrão no mercado e um suporte de extrema qualidade”, completa.
O Programa de Mentoria do CEMP conta com o apoio de mais de 130 mentores e mentoras ativos em sua rede, que estarão à disposição dos empreendedores e empreendedoras selecionados pelo ESA. Após um diagnóstico inicial dos projetos, a equipe do ESA poderá acionar o CEMP solicitando uma mentoria, na qual os mentores poderão compartilhar experiência, conhecimento e habilidades ao longo dos diferentes estágios da jornada do empreendedor.
“Com o apoio a essa nova iniciativa, esperamos poder contribuir para o amadurecimento dos projetos de empreendedorismo social com foco no autismo e, com isso, auxiliar no desenvolvimento de soluções que possam beneficiar todos os envolvidos nessa causa”, comenta Víctor.