17/01/2013 – UOL Últimas Notícias
Após a euforia do final de ano, comércio e indústria sofrem com a ‘ressaca’ nas vendas nos meses de janeiro e fevereiro. Muitos consumidores, por terem gastado além da conta, preferem evitar compras no início do ano.
Para a empresa manter as contas em dia no período de ‘vacas magras’ é preciso oferecer descontos, priorizar pagamentos à vista e até mesmo utilizar as sobras nas vendas do Natal. O UOL conversou com especialistas e separou cinco dicas para empreendedores começarem o ano com dinheiro em caixa.
Diferentemente dos consumidores, que têm alta carga de impostos em janeiro, as empresas pagam tributos distribuídos durante todo o ano. A exceção é quando possuem veículo ou imóvel próprio. Neste caso, estão sujeitas também ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e ao IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana).
Segundo o diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, oferecer descontos é uma alternativa para atrair público no início do ano. Neste caso, é recomendável incentivar os clientes a pagarem no ato.
‘O empresário pode dar descontos progressivos para uma maior quantidade de itens e incentivar o pagamento à vista nas compras acima de um determinado valor’, diz.
Observe os concorrentes antes de baixar o preço
Veja 5 dicas para enfrentar a ressaca do início do ano
1 Dê descontos
Baixar os preços de alguns produtos é uma estratégia conhecida para chamar a atenção de clientes. Além do mais, é uma forma de queimar o estoque restante do período de Natal.
2 Observe a concorrência
Antes de baixar os preços em 50% ou 70%, é importante verificar se os concorrentes estão ferecendo descontos também. Se nenhum deles reduziu os preços, o empreendedor pode começar com descontos de 5%.
3 Priorize pagamento à vista
Em época de baixas, o pagamento à vista faz com que o empresário aumente o dinheiro no seu caixa. Vale a pena também dar descontos progressivos para quem levar uma quantidade maior de itens.
4 Una-se a mais empresários
Ações em conjunto têm maior potencial para atrair público do que ações isoladas. Um grupo de lojistas de uma região, por exemplo, pode se unir para organizar eventos e dar descontos aos visitantes.
5 Dê férias à equipe
A receita excedente obtida com as vendas de Natal podem ser utilizadas para dar férias a parte da equipe. No período de baixa demanda o empresário não precisa de 100% da equipe na empresa.
Antes de começar a baixar o preço em 50% ou 70%, no entanto, o empresário deve analisar a concorrência. De acordo com Paulo Roberto Feldmann, presidente do conselho de pequenas empresas da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o mercado é quem determina o desconto dos produtos.
É preciso verificar se os concorrentes estão dando desconto, de quanto é a queda nos preços e quais os itens mais baratos. ‘O ideal é dar descontos iguais ou maiores ao da conconrrência. Se ninguém estiver dando nada, pode começar com uma baixa de 5% nos preços’, afirma.
Na hora de escolher quais mercadorias ficarão mais baratas, é importante avaliar se elas vão sair de linha ou se terão novas versões em breve. Neste caso, o estoque deve ser liquidado. Os itens com condições de serem tops de linha por mais algum tempo podem continuar com o mesmo preço.
‘Estar atualizado sobre as tendências, inclusive internacionais, é fundamental. Coisas que acontecem lá fora têm cada vez mais impacto no Brasil’, declara Feldmann.
Empresários podem realizar ações em conjunto
Segundo o coordenador do centro de empreendedorismo do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Marcelo Nakagawa, uma estratégia pouco utilizada pelas empresas neste período são as ações em conjunto.
Um grupo de lojistas de uma região, por exemplo, pode se unir e organizar eventos para atrair mais pessoas do que as ações isoladas atrairiam.
‘Os shoppings já fazem isso. O administrador sabe que, nesta época, há uma queda no movimento e ele já se prepara para fazer promoções e liquidações para não deixar cair tanto. É uma grande escola’, diz.
Sobra do fim de ano pode pagar férias
A sobra de dinheiro obtida com as vendas de Natal também pode ser aplicada no início do ano. Como a demanda é menor, o empresário não precisará de 100% da equipe e pode usar o recurso para dar férias aos funcionários.
Dessa forma, ele diminui o risco de comprometer o caixa da empresa futuramente e ainda poderá contar com a equipe completa nos períodos de pico da demanda. ‘Esse é o momento também para começar planejamento para 2013’, afirma Nagakawa.