Imprensa | Ele antecipou várias quebras do mercado e aqui faz mais duas projeções

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Fonte: Folha de S.Paulo – 26/9/2017

O devoto da análise gráfica e Chief Market Strategist (CMS) da Master Trading Strategies, Sandy Jadeja, já foi eleito como uma das 50 pessoas mais influentes no mercado financeiro.

Tive a oportunidade de entrevistar Sandy Jadeja no evento National Achievers Congress (NAC Brasil 2017) organizado pela Elsever Institute e ocorrido no último final de semana. Compartilho abaixo os principais pontos de nossa conversa.

O analista gráfico internacional argumenta que realizou previsões com bastante antecedência e que todas elas podem ser verificadas em entrevistas para veículos de comunicação internacionais como: Bloomberg, CNBC, BBC, Business Insider e outros. Dentre as principais previsões se destacam a queda das bolsas americanas a partir de 2007, a queda do preço do petróleo a partir de 2011 de US$147/ barril para os US$ 50/ barril atuais e a desvalorização de 30% do ouro desde 2012.

Preço, padrão e prazo

Ele acredita que os mercados de ações americano e brasileiro atendem aos três critérios de sua metodologia: preço, padrão e prazo. Segundo ele, o atual patamar de preço dos índices acionários, o padrão do mercado e o ciclo de alta sugerem que o índice americano Dow Jones e o Ibovespa podem apresentar uma forte queda no curto prazo.

Outro ativo que atende aos critérios de seu método é o ouro. Segundo ele, o metal precioso já atingiu o patamar de preço esperado, desde sua última previsão de queda, e agora deve reverter para valorização.

Quando perguntado sobre o segredo de seu sistema, ele explica que sua estratégia só é divulgada àqueles que participam de seus treinamentos, que em geral ocorrem em Londres.

Análise fundamentalista x gráfica

Jadeja não acredita que a análise fundamentalista possa produzir ganhos adicionais e que um investidor pode obter bons retornos apenas com análise gráfica. Desde o início de sua carreira no mercado financeiro, como trader, ele sempre utilizou a análise gráfica e todas as suas projeções usam apenas esse enfoque.

A primeira recomendação que Sandy dá a quem está começando é fazer cursos de análise gráfica. Ele cita um provérbio antigo que diz:

“Quando o estudante está pronto, a oportunidade vai aparecer”

Ele sugere, mesmo aos iniciantes, começar de forma alavancada no mercado financeiro. Dessa forma, mesmo com poucos recursos, o investidor pode obter ganhos atrativos. Entretanto, ele adverte dos riscos envolvidos com a possível perda de todas as economias, mesmo adotando suas rigorosas estratégias de controle de risco. Entretanto, àqueles com maior patrimônio, como seus clientes milionários, ele sugere uma maior diversificação nos investimentos.

A análise gráfica é um enfoque para avaliação do mercado financeiro que leva em consideração apenas os dados de preços e volumes negociados dos ativos para construir índices e estratégias de investimentos. Por considerar menos variáveis, esse tipo de análise é mais simples e pode ser mais rapidamente aprendida. Os adeptos desse enfoque acreditam que todos os pontos positivos e negativos que influenciam o valor dos ativos estariam refletidos no preço. Já a análise fundamentalista considera projeções de resultados das empresas a partir dos demonstrativos financeiros, estimativas econômicas e análises de cenários. Por considerar um maior número de variáveis e complexidade dos modelos financeiros, esse tipo de análise é menos utilizada por iniciantes.

Bitcoin

Apesar de ser um trader e gostar de volatilidade, ele ainda guarda restrições com relação ao Bitcoin. Ele acredita que a tecnologia por trás da moeda digital é revolucionária e pode mudar a indústria financeira. Jadeja comparou o poder destrutivo que o Blockchain pode causar ao sistema financeiro atual ao que o Uber está fazendo com os atuais Taxis. Entretanto, ele ainda tem dúvidas se o Bitcoin será a moeda a prevalecer nesse mercado.

Para entender mais dos riscos envolvidos no investimento em Bitcoin, consulte o meu artigo e o da Danielle Brant.

Dica de ouro

Sandy Jadeja recomenda a todos os investidores a diversificação nos investimentos. Para essa diversificação ele aconselha dividir o patrimônio em diferentes moedas, bancos e países.

Apesar das projeções, o analista argumenta que se o padrão de preço não for confirmado em seu sistema e seus limites de stop forem acionados, o mercado pode voltar à tendência de alta.

Pela minha formação de analista financeiro e gestor de fundos, prefiro a análise fundamentalista. Nesse enfoque, acredito que o cenário econômico atual e os fundamentos das empresas indicados por economistas e analistas suportam a continuidade de alta do Ibovespa no médio prazo.

voltar

Pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas


Aprimore suas competências para o desenvolvimento de equipes. Saiba mais.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco