Os cursos de educação corporativa, aqueles voltados a atender a necessidades específicas de empresas, apresentam uma série de vantagens em relação ao que é oferecido nos cursos regulares do mercado. O conteúdo personalizado para os colaboradores não só facilita o processo de atualização profissional, como também reflete a proposta de governança estratégica e de gestão de pessoas de uma empresa.
Cabe ao departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da empresa estabelecer ações internas para que os funcionários possam aperfeiçoar suas competências individuais, sejam elas profissionais ou socioemocionais.
Hoje, esses cursos oferecidos às corporações por Edtechs, empresas de RH e de coaching e por instituições de ensino superior renomadas, ganharam evidência no trabalho remoto impulsionado pelo lockdown pandêmico.
Houve um aumento de 20% no investimento em educação corporativa no país em 2021, segundo um levantamento feito pela consultoria Mercer Brasil.
O que é educação corporativa?
É uma prática que vem ganhando cada vez mais adesão de empresas como parte estratégica da governança para capacitar seus colaboradores com conhecimento que é aplicável no dia a dia da organização. Isso também ajuda na retenção de pessoas, reduzindo os índices de turnover (taxa de rotatividade de funcionário).
Em contrapartida, as empresas adquirem vantagem competitiva, desenvolvem líderes e até impulsionam mudanças comportamentais que correspondam aos seus anseios de sustentabilidade financeira e posicionamento no mercado.
A exigência desse aprendizado não é exclusivamente dos colaboradores recém-chegados à empresa, mas de toda a comunidade de profissionais em seus mais diferentes cargos e níveis para desenvolver habilidades e melhorar a performance no trabalho e, eventualmente, abrir oportunidades para almejar postos de maior responsabilidade.
Quando uma organização aposta na educação corporativa, emite um sinal claro de que está investindo na formação do colaborador, que se sente mais valorizado. Além disso, ele aumenta a confiança no trabalho e na vida profissional.

Como incentivar o crescimento profissional?
Os cursos da educação corporativa possuem vários atrativos para que os colaboradores queiram se capacitar. Eles também podem ser incentivados a investir no próprio crescimento profissional ao receberem vantagens financeiras.
Veja a seguir alguns benefícios da educação corporativa:
- Especificidade de conteúdo, que é pensado para atender às necessidades dos colaboradores na empresa;
- Todos os colegas estão familiarizados com a estrutura e o funcionamento da empresa já que trabalham nela;
- O curso remoto não exige o deslocamento dos colaboradores para assistir às aulas e, se for híbrido, pode ser encaixado no horário de trabalho;
- Oferta de cursos técnicos, mas também modalidades voltadas para lidar com a saúde mental em ambientes estressantes;
- Em alguns casos, há oferta de descontos nas mensalidades;
- Pode haver oferta de bolsas integrais de estudo
O DHO também precisa estar atento para a comunicação interna, divulgando os cursos e incentivando os colaboradores a participar e a adquirir conhecimento que não apenas poderá melhorar o trabalho e a sinergia entre pares, mas também estimular a carreira de cada um.
Nesse processo, o incentivo da liderança para a adesão dos colaboradores é vital.
Nesse processo, as ações de comunicação interna como e-mail individual ou blog de funcionários são ferramentas úteis, e o incentivo da liderança para a adesão dos colaboradores é vital.