Encontro com o Jay Samit debate a importância da inovação e da criatividade no mundo dos negócios
Mudar a forma de pensar para um modelo focado em inovação e criatividade. Esse é o pensamento disruptor defendido pelo especialista em Mídias Digitais e Inovação Jay Samit para gerar transformação pessoal e novas oportunidades para o empreendedorismo. Autor do livro Seja Disruptivo: Domine a Transformação Pessoal, Aproveite Oportunidades e Prospere em uma Era de Incessantes Inovações, Samit participou de um encontro no Insper com o professor Luis Valbo e Daniel Ibri, da Mindset Ventures. A abertura do evento foi conduzida por Maria Rita Spina, da Anjos do Brasil para debater disrupção e empreendedorismo.
“A disrupção está mudando os negócios e os meios de consumo”, defende o especialista. O modelo estratégico do Insper segue esse entendimento, estimulando o empreendedorismo e o pensamento inovador em seus alunos. Em 2019, a escola lançará uma trilha de aprendizagem focada na capacitação para o empreendedorismo.
“Só não é disruptível quem tem medo de falhar”, alerta Jay Samit. Ele exemplifica com o case da Blockbuster. Locadora de aluguel de DVDs que dominava o mercado, a empresa desapareceu com a chegada dos serviços de transmissão on-line de filmes, séries e documentários por assinatura ao insistir em seu modelo de negócio. Samit reforça que a segurança em que muitos se apegam é ilusória. “Não há nada de errado em falhar. Falhe quantas vezes for necessário, o que não pode é desistir”, incentiva. O exemplo positivo vem com o YouTube.
“Não pensassem de forma diferente, os fundadores do Youtube teriam desistido na primeira tentativa, quando a proposta de vídeos ainda era para um site de namoros que não deu certo”, compara.
A impressão 3D é outra novidade que entusiasma Samit pela transformação positiva que ela traz para a sociedade. O especialista chama atenção para os recursos criados com a nova tecnologia, que permitem por exemplo o desenvolvimento de uma mão para uma criança que nasceu sem dedos. “Imaginem o impacto que esse produto faz na vida de um garoto, as mudanças de perspectivas no brincar e no aprender, praticar um esporte?”
Quer ser inovador? Veja as dicas de Jay Samit: antecipe as necessidades dos consumidores, pense na experiência do usuário, encontre um novo uso para algo que já foi inventado, pare de impor limites a si mesmo, e, atenção, “a disrupção vem da exploração de ideias fora da zona de conforto”, conclui o especialista.
O debate com Jay Samit durante o encontro Disrupção e Novas Oportunidades: Como Empreendedores Podem Tirar o Melhor dos Desafios pode ser conferido no site.