Alunos da Graduação desenvolvem projetos de carros em miniatura, utilizando conceitos de Cadeia de Valor, Design e Engenharia
Este ano, os alunos do 6º semestre de Engenharia, Administração e Economia dividiram a sala de aula em um projeto integrado entre as disciplinas de Value Chain e Business Ecosystem. O grupo ganhou o desafio de desenvolver o projeto de um carro, que fosse atrativo para o mercado e eficiente no desempenho.
Em equipes multidisciplinares, formadas por estudantes dos três cursos, os participantes colocaram em prática conceitos de Cadeia de Valor, Design e Engenharia.
“Nesse formato de trabalho, os grupos mistos promovem a troca de ideias, o pensar coletivamente , além de permitir que os alunos tenham uma visão global do projeto, entendendo como as decisões em uma etapa podem interferir no trabalho desenvolvido pelos outros colegas de equipe”, destaca Alex Bottene, professor dos cursos de Engenharia do Insper.
Enquanto os alunos de Engenharia ficam responsáveis por pensar no produto, os de Administração e Economia têm o desafio de tornar o produto economicamente viável para o mercado. Os projetos devem levar em consideração a performance do carro, custos de produção, atratividade, valor de mercado e durabilidade.
O projeto foi dividido em três etapas: Design, Protótipo e Versão final do carro. Na primeira etapa, os alunos pensaram em como seria o automóvel, verificando custos de produção e design do produto. Já na segunda fase, foram para o laboratório fazer um protótipo em miniatura do automóvel e verificaram as melhorias que precisariam ser feitas. A última etapa foi a construção do modelo final, que passou pelos testes de desempenho e durabilidade.
Segundo Luiz Vieira, professor Sênior follow do Insper nas graduações, o projeto integrado entre as disciplinas é inspirado em iniciativas similares realizados por escolas nos Estados Unidos. “Incorporamos mais desafios ao projeto e pudemos proporcionar uma experiência única para os alunos”, destaca Luiz Vieira, professor Sênior Follow do Insper.
“Essa é uma ideia inovadora no Brasil e possibilita que os estudantes avaliem a Cadeia de Valor tanto no desenvolvimento do protótipo, como também em um ecossistema de negócio na manufatura do carrinho”. Ver alunos integrados entre disciplinas em um projeto como esse é fundamental tanto para o desenvolvimento da compreensão dos conteúdos ensinados em aula, como na preparação do profissional para o mercado”, conclui Vieira.