11/09/2020
Nosso alumnus Dani Glikmanas, Diretor do Shopping Center 3, conta mais sobre a iniciativa e a respeito de seu engajamento com o Insper
Neste segundo semestre de 2020, o Insper está realizando a disciplina eletiva Design Thinking em parceria com o Shopping Center 3. Por meio do método de design thinking, os alunos buscam soluções de problemas complexos em seis temas de extrema relevância para o Shopping. As aulas são on-line e ministradas em inglês.
Os alunos, coordenados por Edgard Stuber, professor do Insper, foram divididos em grupos para desenvolver soluções e protótipos em seis temas: Sanitização e Limpeza, Varejos, Cadeia de Suprimentos, Aspectos sociais, Praça de Alimentação e Ocupação Física.
O Shopping Center 3 premiará os quatro melhores grupos e os dois melhores. Os prêmios terão o nome de cada um dos principais fundadores do shopping e serão divididos da seguinte maneira:
Premiação dos Grupos – R$ 33.000,00
1º. Prêmio – Elias Antonio Zogbi R$ 12.000,00
2º. Prêmio – Alberto Safdié R$ 9.000,00
3º. Prêmio – Edmundo Safdié R$ 7.000,00
4º. Prêmio – João Antonio Zogbi R$ 5.000,00
Premiação Individual – R$ 7.000,00
1º. Prêmio – Nelson Antonio Zogbi R$ 4.500,00
2º. Prêmio – Jamil Antonio Zogbi R$ 2.500,00
Para saber mais sobre essa iniciativa, confira a entrevista com nosso alumnus Dani Glikmanas, mentor na disciplina REP (Resolução Eficaz de Problemas), membro do Comitê Alumni de Empreendedorismo e Diretor do Shopping Center 3.
1) Como foi o início do seu relacionamento com o Insper como alumnus?
Embora formado no MBA em Finanças em 2001, nunca me afastei por completo do Insper. Cheguei a dar aulas na Pós-Graduação (CBA) e cursos In Company em 2004, mas sentia falta de uma conexão com ex-alunos da minha e de outras turmas, pois o network durante o MBA tinha sido muito intenso e não fazia sentido para mim que não houvesse uma continuidade, mas não houve. A minha conexão ativa com o Insper resumiu-se aos professores do meu MBA que sempre cultivei um relacionamento próximo.
Em 2018, apareceu a oportunidade de ser mentor da disciplina REP (Resolução Eficaz de Problemas) e, ao voltar ao convívio da faculdade, entrei em contato com os alumni que estavam se organizando para formar os primeiros comitês temáticos e tive a oportunidade de ingressar como participante no de empreendedorismo. Intensas atividades e encontros me motivaram a participar com muita frequência, principalmente porque na ocasião estava envolvido em projetos com startups.
A partir do início de 2019, o recém-criado Comitê de Empreendedorismo organizou as Monitorias Coletivas mensais, nas quais os ex-alunos contribuíam de forma voluntária com dicas para startups que se apresentavam. Isso, para mim, foi a consolidação do meu propósito em contribuir com jovens empreendedores. Ainda neste mesmo ano, tive a oportunidade de fazer uma palestra sobre Gestão de Conflitos para o Comitê Alumni de Liderança, onde tive a oportunidade de expor o uso de métodos alternativos de resolução de conflitos.
No início de 2020, participei dos primeiros encontros do recém-criado Comitê Alumni Agronegócios e também recebi o convite para liderar o de Empreendedorismo com o Vitor Kawamura e a Sofia Mourani.
2) Como esses primeiros contatos se desdobraram em projetos como a parceria para a eletiva Design Thinking?
Eu já utilizava Design Thinking antes de me tornar mentor do REP da Graduação em 2018, tanto no shopping como com as startups. Tive a oportunidade de utilizar algumas ferramentas desta abordagem com os alunos do REP e resultados incríveis foram construídos em empresas como a Monsanto/Bayer, Metlife e Boticário.
Após estes projetos, o Prof. Edgard Stuber, que até então estava à frente do REP, migrou para a disciplina Design Thinking no sétimo semestre da Graduação e, a partir daquele momento, começamos a conversar sobre esta incrível oportunidade da aplicabilidade do Design em um ambiente com muita amplitude de situações.
3) Como está sendo a experiência de receber os alunos para a resolução dos problemas neste projeto?
É a nossa primeira experiência com estudantes e acredito ser muito positivo ter a oportunidade de que quase sessenta jovens alunos, parte estrangeiros, possam desenvolver caminhos e soluções para temas tão sensíveis e desafiadores, ainda mais agora que estamos atravessando um momento nunca antes imaginado. A visão jovem, conectada, crítica e criativa dos alunos proporcionará descobertas e visões incríveis para todos os demais envolvidos na experiência.
4) O que essa parceria significa para o grupo do Shopping Center 3?
Significa a conexão com uma das principais faculdades de negócios da América Latina através do uso de uma abordagem moderna, o Design Thinking. Esperamos que esta seja a primeira de várias oportunidades de pesquisas e desenvolvimento de soluções, pois estamos localizados na Avenida Paulista e recebemos um grande volume de clientes que geram novas demandas e necessidades constantemente.
5) Para você, por que é importante que os Alumni se mantenham conectados com a escola?
Porque faz parte da continuidade do aprendizado através dos inúmeros eventos que o Insper nos proporciona e do network da Comunidade Insper que cresce a cada mês, principalmente após a inauguração da plataforma Alumni Insper no início de 2020.
São conexões com 23 mil Alumni que podem ser feitas com muitas finalidades: troca de experiências, conexões e mentorias profissionais. Cabe ainda mencionar a possibilidade de usufruir dos recursos de pesquisas e acervo da biblioteca, além de mais recentemente dos Laboratórios da Engenharia, em destaque, o FabLab.
Para mim, sentiria um grande vazio se a minha última conexão com o Insper tivesse sido em novembro de 2001 depois de ter concluído um curso com alto grau de professores e intenso network com os colegas.
6) Qual sentimento fica em relação a sua participação em diversas iniciativas da escola como Alumni?
Fica o sentimento de gratidão da oportunidade de se manter conectado com o corpo docente, coordenação, alunos e alumni Insper, tornado possível pela minha atuação como mentor na disciplina REP, na coordenação do Comitê de Empreendedorismo/Startups e, por último, como um dos apoiadores da disciplina Design Thinking com o “Prêmio Shopping Center 3 de Design Thinking – 1a edição”.