Em seminário promovido pelo PMDB, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, avaliou que a inflação está sob controle e que o país está retomando o crescimento. Ele destacou que os investimentos estrangeiros no Brasil continuam elevados e permanecerão em alta nos próximos anos.
Apesar disso, o secretário ponderou o processo de recuperação é difícil, uma vez que as projeções de crescimento de Europa, Estados Unidos e China têm sido revistas com frequência. “Houve frustração de expectativas, mas o Brasil vai bem. Enquanto se prevê queda de PIB (Produto Interno Bruto) nas nações desenvolvidas, nós cresceremos”, disse.
O diagnóstico foi contestado pelo economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Mansueto Almeida. Ele alertou que o preço dos itens controlados pelo governo, como passagens de ônibus e gasolina, hoje contidos, poderá se tornar um problema. “Há uma inflação grande a ser repassada, e isso é preocupante. Não há como ficar quatro anos sem conceder reajuste na tarifa de transporte de uma cidade como São Paulo”, observou.
O vice-presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcos Lisboa, questionou a falta de transparência do Tesouro nas operações de capitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A crítica irritou Holland, que atribuiu a Lisboa a sugestão de acabar como banco estatal.
Fonte: Jornal Correio Braziliense – DF
data: 16/08/2013