Série de reportagens Onde Estão Nossos Alunos? destaca como o Insper colaborou para o sucesso de suas carreiras
O conhecimento acadêmico é um dos diferenciais para enxergar oportunidades escalonáveis e inovadoras, que podem fazer diferença no mercado. Esse é o caso de Felipe Marques, 29 anos, graduado no curso de Economia em 2015 e sócio da BioArchitects, uma empresa de tecnologia que atua com biomodelos e impressão 3D para planejamento cirúrgico, educação médica e próteses customizadas.
Marques faz parte dos 36% dos brasileiros entre 18 e 64 anos que empreendem no país, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016, realizada em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). E reforça as estatísticas que colocam o Brasil entre os líderes de empreendedorismo dos BRICs, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de estar à frente de países da América Latina como Argentina e México. A tendência, segundo especialistas, é que o empreendedorismo continue a avançar em 2018.
“A base de aprendizagem que adquiri no Insper foi essencial para que pudesse estruturar e validar meu negócio. As disciplinas optativas do curso, como inovação e startups, foram um grande diferencial e tiveram a tarefa de despertar meu interesse em empreender”, destaca Marques.
Atualmente a empresa aposta na confecção de biomodelos em 3D customizados para planejamento cirúrgico, respeitando as características dos órgãos dos pacientes. O produto traz uma série de benefícios para a área médica, como a redução no tempo de cirurgias e de internação do paciente, além de custos.
Da logística para alimentação
Outro graduado pelo Insper que também é empreendedor é Paulo Ruy, 33 anos, que viu essa oportunidade ainda durante a faculdade de Administração, concluída em 2002. Ele conta que sempre foi muito inquieto e enquanto trabalhava como trainee na Maersk, empresa de logística marítima, abriu uma empresa de eventos sociais. Foi quando descobriu o gosto pela gastronomia de eventos, migrando seu negócio para esse ramo. Logo o novo empreendedor observou que o hambúrguer se destacava nos eventos e enxergou nisso uma oportunidade de abrir uma hamburgueria. Assim nasceu a Hã?Burger, que já está completando três anos.

Paulo Ruy, da Hã?Burger
“Empreender traz muito risco. Antes de tomar a decisão de abrir um negócio é preciso fazer uma análise aprofundada dos riscos. O Insper me deu toda a carga teórica e técnica para que eu pudesse estudar a viabilidade do negócio e montar meu business plan”, avalia Ruy.
Ele destaca também que a rede de contatos que criou por meio do Insper foi fundamental para abrir seu negócio. “O Insper é uma escola que forma alunos muito qualificados e, devido ao meu networking, consegui estabelecer parcerias que facilitaram a abertura e crescimento do meu negócio”, destaca o empresário. Ruy ressalta ainda que estar ativo na comunidade escolar é fundamental.
Prontas para o baile
Aporte de recursos foi a estratégia de Bárbara Diniz Almeida e Mariana Penazzo para inciarem a Dress & Go, uma empresa de aluguel de vestidos de estilistas renomados atuante no mercado desde 2012.

Bárbara Almeida e Mariana Penazzo, da Dress&Go
As duas amigas, que se formaram na mesma turma de Administração em 2008, conseguiram dois aportes financeiros, um em julho de 2013 e outro em janeiro de 2015. “O Insper nos ajudou muito no processo de estruturação da empresa, criação do business plan e na validação da nossa ideia. Foi inclusive nosso escritório enquanto não tínhamos nossa loja física”, lembra Bárbara.
Hoje, a empresa opera em São Paulo e no Rio de Janeiro e conta com 55 colaboradores. “Sem dúvida, a bagagem acadêmica que o Insper nos proporcionou contribuiu muito para que chegássemos onde estamos”, conclui a empresária.
Onde estão nossos alunos?
A partir desse mês, iniciamos uma série de matérias sobre como está a carreira de nossos ex-alunos da graduação e o que os motivou para estar onde estão. Vamos contar histórias dos nossos alunos que optaram por seguirem suas carreiras nos mais diversos ramos dos negócios, seja empreendendo, atuando em causas sociais ou no mercado corporativo. Fique de olho e acompanhe nossas histórias.