17/06/2022
O profissional que trabalha com Data Science, também conhecido como cientista de dados, está em alta no mercado de trabalho, indica o relatório “O Futuro do Trabalho” publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020.
A pesquisa lista as 10 profissões do futuro no Brasil, chamando a atenção para o fato de que 6 entre as 10 carreiras consideradas em ascensão são de áreas relacionadas à tecnologia, mostrando que o país segue a tendência global, apesar de suas profundas diferenças regionais de conectividade.
Além do cientista de dados, você saberia dizer quais outras profissões estarão em alta no Brasil? Veja a lista completa:
Mas, afinal, o que faz um cientista de dados? Quais cursos fazer para se tornar um?
Entenda como é a carreira, o valor do salário médio e como é a formação em Data Science a seguir.
A área de Data Science reúne várias outras que estão interligadas, como análise avançada, matemática, estatística, algoritmos, programação, metodologia científica e IA (inteligência artificial).
O cientista de dados tem como uma de suas principais habilidades localizar informação pertinente entre um enorme volume de dados que são coletados e criados pelas organizações atuais.
O objetivo é prover análises que aprimorem serviços ou produtos para manter a sustentabilidade financeira de uma empresa.
O Data Science constrói modelos analíticos preditivos, capturando, processando e analisando dados estruturados ou não com a finalidade de tornar os negócios mais eficientes.
A mineração de dados (data mining, em inglês) é um pouco diferente porque identifica padrões que podem ser importantes para o negócio.
De uma forma resumida, o cientista de dados torna mais competitiva uma empresa por meio da otimização do uso de dados.
A história da ucraniana Kira Radinsky, presidente da Diagnostic Robotics, em Israel, dá uma ideia do que faz uma cientista de dados.
Ex-diretora de data science no Ebay, a especialista ficou famosa em 2012 ao desenvolver um software que previu a volta do surto de cólera em Cuba após 130 anos.
Para obter esse feito, o software de Radinsky levou em consideração mais de 150 anos de dados — você leu certo, 150 anos! — sobre países pobres e inundações no período de um ano após uma seca, que poderia originar um surto de cólera, o que realmente aconteceu.
Outro exemplo vem de uma companhia de cuidado de idosos, que são incentivados a serem mais independentes.
Os cientistas de dados da empresa podem capturar, interpretar e analisar, estatisticamente, como um determinado comportamento dos idosos resulta em uma alta chance de caírem e se acidentarem em casa.
Assim, a mesma companhia pode pensar em formas de monitoramento dos idosos e emissão de alertas para seus parentes e cuidadores, oferecendo um serviço agregado ao negócio principal.
Empresas que geram uma quantidade de dados como parte de suas atividades, capazes de serem manipulados pela IA, são as que mais contratam cientistas de dados.
Uma reportagem do jornal Valor Econômico indicou que a remuneração dos profissionais da área de dados melhorou entre 2019 e 2021, registrando um aumento salarial médio de cerca de 40%. Os cargos juniores recebem em torno de R$ 4 mil, a média é de R$ 12 mil e há valores mais altos que acompanham a hierarquia de cargos.
Com a automatização de processos, impulsionada pela pandemia, as oportunidades de trabalho cresceram praticamente em todas as áreas. Os profissionais são alocados, por exemplo, em:
O Insper oferece a pós-graduação em Data Science e Decisão com aulas que acontecem aos fins de semana e tem duração de 1 ano e meio. O curso lato sensu é indicado para quem vive em cidades fora de São Paulo ou não tem tempo durante a semana para estudar.
Os alunos se formam como cientistas de dados e trabalham com modelagem estatística, interpretando dados que vão subsidiar decisões executivas para lidar com desafios e aproveitar oportunidades de melhoria nos negócios.
O programa avançado é indicado aos profissionais que tenham alguma vivência de negócios e familiaridade com métodos estatísticos e computacionais, além de base quantitativa como Estatística, Ciências da Computação, Engenharia, Física, Economia e Administração.
O Insper também oferece programas de curta duração que abordam temas importantes com a contextualização com o Data Science como:
Não perca os cursos de Tecnologia & Data Science; veja agenda