O dinamismo em atender às demandas do mercado tem sido uma das principais marcas das escolas de negócios nos últimos anos. O profissional que busca se manter atualizado encontra boas opções em cursos com temas inovadores ou até mesmo aqueles tradicionais com o conteúdo revisto e discutido sob uma nova ótica.
A Escola de Marketing Industrial (EMI) elegeu a relação entre empresa e fornecedor para desenhar seu novo curso, com início previsto para agosto. O programa Reverse Marketing trará discussões sobre sistema de gestão, relações de compromisso e busca da convergência, entre outros assuntos, com aulas distribuídas em três fases distintas.
Para José Carlos Teixeira Moreira, presidente da escola e coordenador do programa, o objetivo é mitigar os desarranjos e promover uma relação de confiança entre as partes, a fim de construir valor para a marca do cliente. O executivo e educador cita como exemplo casos de recall, quando a empresa se vê obrigada a fazer uma análise reversa e avaliar todo o processo de produção e entrega dos fornecedores.
A gestão da marca deixou há muito de ser pontual para se tornar permanente, uma vez que credibilidade e valor estão intrinsecamente ligados a ela. A Faculdades Integradas Rio Branco (Firb) repaginou o conteúdo do curso MBA branding innovation neste ano por conta da acirrada competitividade do mercado, novos perfis de consumidores e demanda cada vez maior por visão estratégica.
Com módulo optativo no exterior, Edman Altheman, diretor-geral da Firb, afirma que o ao longo do tempo o curso foi ganhando discussões multidisciplinares e tutorias específicas justamente para responder às expectativas dos profissionais que buscam esse aprimoramento profissional. Este MBA está na 14ª turma e tem parceria com a Brunel University (Grã-Bretanha) e a Fiesp.
Sustentabilidade é outro tema que vem conquistando cada vez mais espaço na geração de valor das marcas e que está na mira da sociedade. A BBS Business School incluiu a disciplina de sustentabilidade e negócios em todos os seus MBAs. “Hoje em dia, a sustentabilidade está muito associada a várias questões, inclusive à obtenção de crédito, e as empresas devem estar atentas a isso”, diz a professora Giovana Baggio.
O Insper também criou um curso sobre Sustentabilidade Empresarial. Em formato de apenas 24 horas distribuídas em duas aulas semanais noturnas por um mês, o curso aborda o tema como forte estratégia empresarial para a geração de valor. Com turma prevista para agosto, o foco principal é o tema como estratégia de negócios. O Insper ainda deve oferecer, até o final deste ano, cursos de gestão para o setor público, liderança, planejamento estratégico, além de outro em marketing digital. Segundo Rodrigo Amantea, coordenador de educação executiva programas abertos do Insper, desde 2011, a escola já lançou 27 programas em educação executiva.
Para o segundo semestre deste ano, a Fundação Getulio Vargas (FGV) criou dois MBAs, um para o setor elétrico e outro voltado para Banking, Financial Institutions and Economics, além de cursos de curta duração, dentro do Programa de Educação Continuada (PEC-FGV). De acordo com Paulo Lemos, diretor-adjunto da FGV Management, o fato de a questão energética estar em evidência levou a escola a desenhar um MBA específico para o setor porque acredita na necessidade do desenvolvimento dos profissionais que atuam nele.
A área de Finanças também ganhou atualização no Ibmec . Segundo Renata Nogueira, coordenadora geral dos programas executivos, a área, no último ano, tem sido foco de profissionais das mais diversas formações, principalmente os de humanas e os micro e pequenos empresários. Por isso, seu conteúdo foi atualizado. “Saber ler os números se tornou um diferencial. Além disso, quem tem seu próprio negócio, sabe que este tipo de conhecimento torna o gestor menos vulnerável a riscos de fraudes”, afirma a executiva.
A inserção do Brasil nos negócios internacionais fez o Coppead /UFRJ criar um mestrado em administração, gratuito, para o próximo semestre, com aulas ministradas em inglês e turma composta por alunos brasileiros e estrangeiros. A iniciativa se deu pela busca de muitos estudantes de outros países por especialização no mercado brasileiro. O Coppead tem parceria com 42 escolas de negócios de 24 países. A ESPM lança no próximo semestre seu MBA em Agronegócios, com a coordenação do professor José Luiz Tejon.
Fonte: Valor Econômico – SP – 18/06/2014