Elaborados de acordo com as demandas específicas de cada empresa, os cursos de pós-graduação e MBA in company apresentam uma maneira objetiva de atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos de seus funcionários.
“A partir de reuniões e de mapeamento prévios, os programas corporativos são desenhados com base nas necessidades de treinamento e desenvolvimento da organização contratante, de modo a associar os conhecimentos teóricos, as experiências de mercado e as práticas internas da empresa”, esclarece Victor Mirshawka Jr., diretor da FAAP Pós-Graduação.
“Geralmente, a empresa é a responsável pela seleção de quais funcionários deverão fazer o curso, tendo em vista suas áreas de atuação e a estratégia de seu negócio”, comenta Ana Paula Cardoso, coordenadora de Educação Executiva do Insper.
Por conta disso, é comum, por parte do funcionário, a preocupação com a possibilidade de, após a conclusão do curso, ficar “preso” à empresa, o que poderia dificultar uma eventual mudança de emprego.
Sobre isso, Mirshawka explica: “O investimento em um curso in company tende a fidelizar e a valorizar o profissional, tornando o conhecimento um valor agregado tanto à empresa quanto ao funcionário. Embora seja um investimento inicialmente pensado para a companhia, esse fator não deve impedir que, posteriormente, o colaborador venha a se desligar por querer buscar novas oportunidades no mercado de trabalho”, diz.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo – SP – 27/06/2013