Webinar promoveu debate sobre resultado de pesquisa inédita na América Latina desenvolvida pelo Insper em parceria com a Brightline
No dia 24 de junho, realizamos, em parceria com a Brightline Initiative, o webinar 9 Critical Skills for Successful Strategy Execution. Nesse seminário virtual, foram discutidos os principais resultados alcançados pelo estudo What are the Skills and Functions Required of the CSO to Implement Strategy in Large Organizations?, assinado pelos pesquisadores David Kallás, Carlos Caldeira e Fabiana Cherubim Bortoleto.
Realizado pelo Centro de Estudos em Negócios (CENeg) do Insper em parceria com a Brightline Initiative, a pesquisa, inédita na América Latina, mapeou o perfil, estrutura e qualidades do Chief Strategy Officer (CSO) nas organizações brasileiras. Foram consultados 80 executivos de empresas com faturamento acima de R$ 1 bilhão, de diversos setores, público e privadas operando no Brasil.
Participaram do webinar Edivandro Conforto, diretor de pesquisa estratégia da Brightline Initiative, Felipe Klemperer, vice-presidente da Mosaic Fertilizantes, Silvia Sfeir, professora do Insper, e David Kallás, coordenador do CENeg.
David Kallás iniciou a apresentação abordando as principais conclusões e detalhes do estudo. “De acordo com nossa pesquisa, a principal habilidade do CSO é ser um influenciador, não um ditador. Foram identificadas questões de gênero relevantes e que tendências organizacionais moldam a estratégia empresarial. Observamos que a área de estratégia é pequena nas organizações e que ferramentas como missão, visão, valores e SWOT são ainda as mais usadas por grandes empresas. Além disso, os executivos acreditam que a área de estratégia deve ganhar ainda mais importância em cenários de futuro incerto”.
Habilidades
Na sequência, David abordou as nove habilidades mais importantes para o sucesso da execução de estratégias por parte dos CSOs, que seriam, em ordem de relevância: serem influenciadores, não ditadores; guardiões do horizonte dois (período que corresponde entre 2 a 4 anos do ciclo estratégico); realizadores; serem o braço direito dos seus CEOs; possuírem múltiplos talentos; conforto com ambiguidades; objetividade; mestres em multitarefas; e considerarem o papel da estratégia como uma “plataforma de lançamento”, e não de aterrissagem.
Diferenças de gênero
Sobre as diferenças de gênero entre CSOs, o estudo traz, entre seus destaques, a lacuna entre a presença de gênero em empresas de consultoria de gestão (36% dos homens respondentes trabalharam, em algum momento, em empresas de consultoria, em contraste com apenas 9% de mulheres), a diferença das habilidades percebidas entre homens e mulheres como as mais importantes para executarem seus trabalhos e a constatação de uma clara lacuna na representação de gênero em cargos de liderança estratégica e em suas trajetórias profissionais.
Os autores contaram com o apoio de Regina Madalozzo, professora do Insper e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade do CENeg, no aprofundamento das análises em artigo publicado na London School of Economics and Political Science, que pode ser acessado clicando aqui.
Futuro
David ainda falou sobre as funções e estrutura das equipes de estratégia, as ferramentas mais comuns para mensuração de performance e o futuro dos CSOs. “A posição de CSO deve ganhar mais valor especialmente por ser responsável por capturar tendências e oportunidades, sendo uma espécie de ‘provocador corporativo”. Para isso, será necessário desenvolver novas habilidades, como lidar com transformação digital e tomar decisões com base em dados e de forma rápida”.
Debate
Na sequência, Edivandro Conforto conduziu debate com os participantes, que abordaram suas experiências profissionais, falaram sobre temas como as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em cargos de liderança estratégica e aprofundaram a discussão sobre as habilidades necessárias para os CSOs no futuro, especialmente considerando o período atual de pandemia.
Para Silvia Sfeir, caso uma mulher tenha que provar, em uma empresa, sua eficiência nos projetos que realizar por questão de gênero, deve considerar que essa organização não é o local para ela estar. Para o sucesso na carreira, Silvia recomenda considerá-la como uma empresa. “Planeje seu caminho com foco e resiliência em executar uma estratégia como se você fosse uma companhia”.
De acordo com Felipe Klemperer, o sucesso na área de estratégia passa por envolver pessoas de diferentes níveis e possibilitar que os participantes consigam ser cada vez melhores no que fazem. “Nesses processos, providenciamos recursos e acesso a conhecimento para empoderá-los e conseguirmos alcançar nossos objetivos na execução”.
Acesse a íntegra do estudo What are the Skills and Functions Required of the CSO to Implement Strategy in Large Organizations?.