A excelência de ensino do Insper reflete a qualificação e currículo do seu corpo docente. A escola conta com 350 professores de graduação e pós-graduação, com cerca de 25% deles com dedicação integral, divididos entre sala de aula e pesquisas. O resultado é a forte presença e reconhecimento no meio acadêmico.
Este ano tivemos alguns destaques. O professor e coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) da escola, Naercio Menezes Filho, foi reconhecido pela Ordem Nacional do Mérito Científico, uma das mais importantes da área acadêmica do país, por sua contribuição na área de Ciências Sociais. Já os professores Hedibert Lopes, Sandro Cabral e Sérgio Lazzarini levaram o nome da escola para duas das mais importantes revistas científicas da atualidade: a The American Economic Review e a Organization Science. Com artigos sobre modelos econômicos e Parcerias Público Privadas (PPPs), a escola ganhou destaque internacional, contribuindo com a produção científica.
A atuação relevante desses profissionais no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas leva o nome do Insper para as mais importantes publicações mundiais, como a Review of Economics and Statistics, Economic Journal e Journal of International Economics, além das já citadas anteriormente. Reflexo do permanente aprimoramento dos professores, com um quadro formado por 46% de profissionais doutores ou Ph.D e mais de 34% mestres.
O Insper preza por uma formação que prepare os alunos para o mercado de trabalho, mas com uma consistente base teórica. Esse resultado é alcançado com uma equipe mista que inclui professores que, além de lecionarem na escola, também atuam no mercado.
Todo esse comprometimento do corpo docente da escola é reconhecido pelas principais premiações e honrarias científicas como o Prêmio Haralambos Simeonidis, Prêmio Celso Furtado em Estudos Sociais, oferecido pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS) e Prêmio Mario Henrique Simonsen, por exemplo.