Insper Metricis colaborou com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia do Governo Federal no desenho inicial do projeto
No último mês de fevereiro, a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia do Governo Federal, assinou o primeiro contrato de impacto social (ou social impact bond, no termo em inglês). O Insper Metricis colaborou com discussões técnicas que levaram ao desenho inicial do projeto, que ainda passou por consulta pública.
O edital foi publicado no dia 25 de outubro com o objetivo de contratar uma instituição que faça qualificação profissional de jovens de 18 a 29 anos. Após o pregão eletrônico previsto, a empresa capixaba Marcos Belmonte Eireli LTDA foi selecionada para o desafio de formar ao menos 800 jovens e colaborar para que consigam empregos com duração de quatro meses ou mais, e que a empregabilidade seja, no mínimo, 8% superior ao grupo de controle, que será formado com 1,2 mil jovens que comporão uma espécie de base de comparação.
“Os contratos de impacto social têm grande potencial de trazer maior eficiência para o gasto público, na medida em que a empresa selecionada só será paga se atingir os resultados sociais estipulados. O Insper Metricis acredita no potencial deste instrumento e tem apoiado desenhos de contrato semelhantes”, diz Ligia Vasconcellos, integrante da equipe técnica do Insper Metricis.
Insper Metricis
O Insper Metricis (Núcleo para Medição de Impacto Socioambiental) tem como missão “oferecer às empresas, investidores, organizações e governos estudos sobre estratégias, práticas de gestão e metodologias de avaliação direcionados a negócios e investimentos de impacto socioambiental, com vistas a auxiliar o crescimento sustentável desta atividade no Brasil”. Saiba mais.