08/05/2020
Iniciativa busca conectar alumni que podem ajudar com aqueles que precisam de auxílio neste momento de crise
ENTREVISTA| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL
A preocupação com o novo coronavírus é de todos. Este é um momento em que precisamos de muita união e solidariedade. Neste cenário desafiador no qual vivemos, notamos um grande fluxo de iniciativas incríveis surgindo de forma espontânea entre os alumni Insper. Pensando nisso, para centralizar essas informações durante a pandemia e dar oportunidades para que outros também participem, o Conselho Alumni Insper sugeriu a criação de uma planilha compartilhada que foi disponibilizada na nova plataforma Insper Alumni, ambiente exclusivo para os alumni da nossa escola.
A Comunidade Alumni, que hoje conta com mais de 20 mil membros, ao dar voz a essas ações, proporciona a oportunidade de ampliar a conexão, o impacto e o ganho coletivo. Toda informação compartilhada nesta planilha é voluntária e colaborativa. O Insper participa de forma institucional, fomentando as diversas iniciativas da Comunidade Alumni Insper.
E seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade Insper para mitigar o impacto da Covid-19, estamos publicando uma série de entrevistas para abordar ações realizadas pela nossa escola, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para promover o debate público de maneira fundamentada e ajudar a sociedade a superar os desafios deste período
Na entrevista a seguir, Claudia Frankel Grosman, junto com Franco Veloso e Hugo Kovac, membros do Board do Conselho Alumni Insper, falam da importância da iniciativa da planilha e a expectativa do resultado. Confira:
Neste momento de muita incerteza e com a impossibilidade de fazer a reunião aberta do Conselho Alumni com a Comunidade Alumni, o foco foi: como ajudar?
Pensamos nas várias ações ofertadas, porém, nem sempre com a visibilidade ou alcance que gostaríamos. Foi aí que surgiu a ideia de listar as ações em um único lugar, de forma organizada e facilitar o acesso de quem procura ajuda. Queremos criar pontes entre quem oferece e quem procura ajuda na Comunidade Alumni. Possui ou precisa de um serviço útil que pode ajudar durante a pandemia? É só adicionar lá.
Felizmente, agora existe uma ferramenta que viabilizou essa iniciativa rapidamente: a nova plataforma Insper Alumni, onde a planilha foi criada. A plataforma teve seu lançamento antecipado e está disponível em aplicativo para celular e via web. Ela será muito importante para colaborar na conexão, networking e nos encontros e reencontros Alumni – especialmente neste momento inesperado que vivemos e que vai passar.
O aplicativo e a planilha são uma novidade e cada dia mais pessoas estão aderindo. Um reflexo interessante e muito recente: os Comitês Alumni disponibilizaram um tempo de fala para que o alumnus ou alumna que lidera a iniciativa na planilha possa explicá-la brevemente. Após o evento, compartilharemos o vídeo para nossa comunidade na página Alumni no site do Insper, na plataforma e redes sociais. Alumni que inspira, pertence!
As iniciativas realizadas pelo Conselho Alumni com o Insper em 2019/2020 foram:
(i) Sete Comitês Alumni criados. Eles são uma forma gerar conexão entre alumni a partir da identificação de temas relevantes para a Comunidade Alumni Insper. Eles se reúnem frequentemente para trocar ideias e experiências, além de apoiar a escola com projetos institucionais. Atualmente, temos mais de 300 alumni envolvidos nos comitês.
-Agronegócios
-Desenvolvimento Profissional e Empregabilidade
-Empreendedorismo/Startups
-Liderança
-Tecnologia
Além dos Comitês Alumni que são coordenados pela Comunidade Alumni, também contamos com mais dois comitês, formados por membros voluntários que apoiam iniciativas específicas da escola:
-Avaliação das Organizações Estudantis
-Fundraising
(ii) Dois Jantares Alumni
-Jantar Alumni em prol do fundo de bolsas Insper
-Jantar Alumni de reencontro das turmas e homenagem para formados há 10 anos
(iii) Graduway: aplicativo para conexão com o Insper lançado este ano
O Conselho Alumni é formado por 14 conselheiros alumni e atua como instância consultiva para assuntos estratégicos relacionados à Comunidade Alumni Insper, com o intuito de garantir a relevância das ações Insper, bem como na identificação dos melhores meios para incentivar o engajamento da comunidade.
Confira os resultados das iniciativas da Comunidade Alumni em 2019.
Um dos comitês Alumni é o de Fundrasing, justamente pela importância do Programa de Bolsas junto à comunidade. O Programa permite que os alunos do Insper sejam aqueles capazes de contribuir com a sociedade, sem barreiras de renda. A campanha Alumni20 quer aumentar os doadores, mesmo em um ambiente de incertezas gerado pelo novo coronavírus. Uma certeza que temos é que o Insper continuará a investir na educação e concessão de bolsas de estudos, durante e após a pandemia.
Hoje, o Insper conta com 263 bolsistas, dos quais 116 em bolsas parciais restituíveis e 147 em bolsas integrais não restituíveis. Muitos destes últimos recebem também, incorporado à bolsa, auxílio-moradia e auxílio-alimentação, sendo que 52 são alojados, sem ônus, na Toca da Raposa, prédio doado pela Fundação Brava para ser o primeiro dormitório de estudantes. Isso somente foi possível graças à generosidade da nossa comunidade e amigos do Insper.
Somos 20 mil alumni hoje. Se cada um de nós doar R$ 100,00 por mês, faremos a diferença na vida destas e de outras pessoas que terão oportunidade de estudar em uma escola de excelência.
O setor privado fez doações históricas para o combate à pandemia, mas é importante incentivarmos a cultura da doação no país não só nos momentos de crise. O investimento em educação é essencial para lidarmos com os desafios futuros e temos aqui um programa bem desenhado que não pode parar, mesmo em tempos de crise.