Concessionárias fazem promoções para aumentar as vendas de carros novos e reduzir os estoques. Desde o começo do ano, a indústria automobilística amarga uma queda de 12% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.
A venda de carros caiu do ano passado pra cá e até que as fábricas diminuíssem a produção, ficou sobrando carro. Quando há muita mercadoria, o preço baixa.
O modelo que custava R$ 48 mil está saindo por R$ 43 mil. Outro modelo está mais barato do que no ano passado, quando era vendido por quase R$ 40 mil. Baixou para R$ 37 mil e ainda vem com IPVA pago.
“Tenho carros que eu não tenho cores especificas já, não tenho modelo específico, já começou a faltar alguma coisa de produto”, conta Jean Hovanes, gerente de vendas.
O professor de economia do Insper, Ricardo Humberto Rocha, lembra que é perigoso comprar só por causa das promoções, por impulso. “Não adianta o preço estar bom e eu fico feliz agora, e depois de algum tempo eu estou cheio de dívidas e tendo que contratar outros empréstimos pra pagar divida do meu automóvel”.
A professora Cristina Vidal e o engenheiro Paulo Trevisan deram sorte.
“A gente tinha intenção de trocar e dai quando a gente viu que tinha vantagens a gente aproveitou pra fechar negocio rapidinho antes que acabasse”, diz ela. “O pessoal é bem flexível, o momento está bom, pessoa negocia alguns brindes, alguns carinhos para a gente poder fazer a compra do carro”, revela Paulo.
Clique aqui para visualizar o vídeo
Fonte: Portal G1 – SP – 31/05/2014