Em um momento de tanta discussão sobre os rumos da profissão de jornalista, o Insper inicia sua primeira turma de pós-graduação na área
O Jornalismo passou por mudanças profundas nas últimas décadas, exigindo novas habilidades dos profissionais no mundo inteiro. O crescimento e a consolidação das plataformas digitais permitem cada vez mais acesso a diferentes bases de dados para os profissionais, que precisam produzir conteúdo em diferentes formatos, desde os textos tradicionais até vídeos e podcasts, além de saber ler e decodificar as novas métricas.
Em um momento de tanta discussão sobre os rumos da profissão de jornalista, o Insper inicia em julho deste ano o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo, sua primeira turma de pós-graduação na área. O curso foi desenvolvido com base nos modelos das principais e mais importantes universidades americanas e europeias, explorando as novas tendências mundiais para a profissão.
“Desenvolvemos um programa de pós-graduação mais prático, capacitando os profissionais para que estejam aptos a atender às novas demandas do mercado e dos leitores. Para isso, montamos uma redação digital, com tecnologia para que os alunos possam, mais do que aprender o conteúdo acadêmico, desenvolver realmente essas habilidades, atuando de forma mais integrada com as plataformas digitais”, explica João Gabriel de Lima, coordenador dos cursos de Jornalismo do Insper.
Tão importante quanto dominar as técnicas do Jornalismo é ter conhecimento sobre os temas que são abordados no noticiário, como Economia, Negócios, Política e Ciências Sociais. O curso contribui para o desenvolvimento da capacidade de análise do profissional sobre os principais temas abordados nos conteúdos produzidos e no entendimento dos leitores sobre os fatos. “Os alunos terão aulas com os principais especialistas sobre os temas, que já fazem parte do corpo docente e de pesquisadores da escola, formando uma bagagem de conhecimento que será um grande diferencial no exercício da profissão”, destaca Lima.
A pós-graduação também irá focar no desenvolvimento de competências como conhecer as audiências e como se relacionar com elas, usar as tecnologias na apuração dos fatos e na edição do conteúdo em diferentes plataformas, entender a transformação do modelo de negócio da imprensa, além da importância do empreendedorismo para atuar tanto nas redações tradicionais, startups ou mesmo montar o próprio negócio.
“Queremos formar uma nova geração de profissionais esteja apta não só a trabalhar no mercado de forma transformadora, mas que também seja agente dessa transformação”, analisa Lima.
O curso terá início no dia 15 de julho e é voltado para profissionais que desejam atuar diretamente na área, não sendo restrito a pessoas com formação em Jornalismo. Com duração de um ano, as aulas acontecerão de segunda a sexta-feira em período integral, das 8h às 17h. As disciplinas serão divididas em cinco eixos de formação: Técnicas e Princípios do Jornalismo, Fundamentos, Era Digital – Apuração, Era Digital – Comunicação e Edição e Empreendedorismo e Inovação.
Saiba mais sobre o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo.