Desenvolver os líderes é, em última análise, desenvolver pessoas.
Em 2015 os desafios para desenvolver os líderes passam pela diminuição do investimento para a área de RH, devido ao momento econômico do Brasil, e ao mesmo tempo uma escassez de líderes seniores preparados para realizar essa tarefa.
No planejamento das ações de desenvolvimento é fundamental em ouvir e envolver os líderes seniores e especificar quais os comportamentos que devem ser expressos no final do processo. Se queremos um resultado diferente precisamos fazer algo diferente.
Liderança é uma competência comportamental, por isso se aprende a liderar na prática e não atrás da mesa do escritório. É fundamental que o líder tenha respaldo e apoio para tentar, refazer e ajustar o seu modelo de líder com as exigências da posição.
Invista no conhecimento e prática de 3 ferramentas básicas para ser um bom líder: feedback, delegação e avaliação. Identifique na sua organização quem são as pessoas referências nesses fundamentos e inclua as dicas e sugestões deles.
Após os treinamentos mantenha uma regularidade de conversas e encontros sobre o que está se fazendo para incorporar os conceitos apresentados com a realidade e os desafios enfrentados.
E por último, valorize projetos pontuais onde você pode desafiar e avaliar os líderes em situações de pressão, curto espaço do tempo para tomada de decisões e necessidade de influenciar e colaborar.
E aqui vai uma dicaduka: liderança é uma jornada pessoal de exploração e depois um estímulo as pessoas. Procure iniciar suas ações de desenvolvimento da liderança em programas de autoconhecimento com a participação do líder direto e também dos liderados.
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Fonte: Exame.com – 05/01/2015