CAROLINA DA COSTA/ INSPER
Para formar profissionais inovadores é necessário praticar um modelo de aprendizado pela experiência, não restrito apenas à criação de novos negócios, mas ao desenvolvimento de competências para transformar ideias em ação, em qualquer que seja o ambiente. O modelo que utilizamos em nossa instituição se baseia no ambiente de alunos, alumni e apoiadores, que em seus diferentes papéis – empreender, oferecer mentoria ou investir – promovem trocas e realizações, valendo-se da plataforma acadêmica para estruturar ideias, experimentar e gerar conhecimento.
BRUNO ALVAREZ FERREIRA IGNÁCIO/ FAAP
Considerando o crescimento do número de empreendedores no Brasil e o perfil dos alunos das faculdades mantidas pela Faap, a instituição passou a abordar o tema de duas formas distintas. Inicialmente, foram incorporadas disciplinas de empreendedorismo e inovação nas estruturas curriculares. Além disso, a instituição criou um Centro de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação (CCEI) para integrar os alunos de todas as faculdades, com o objetivo de desenvolver a atitude empreendedora e possibilitar a troca de experiências. O CCEI também é responsável pela realização de workshops, cursos de extensão e palestras com profissionais empreendedores.
DIANA MAGALDI/ UVA
O empreendedorismo tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Com esta filosofia, de estar constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, o tema permeia todos os cursos de graduação da Universidade Veiga de Almeida, por intermédio da oferta de uma disciplina específica, cujo estudo está direcionado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto. O objetivo é capacitar o aluno para identificar as necessidades do mercado. Além da disciplina, a instituição estuda a criação de espaços para que o aluno desenvolva seu projeto, contando com a assessoria de professores e consultores especializados no desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras.
Fonte: Revista Ensino Superior – SP – 01/06/2014