25/04/2022
Apps estimulam a consciência ambiental e mostram que pequenas ações no cotidiano podem fazer a diferença para o futuro do planeta
O mundo comemorou, em 22 de abril, o Dia da Terra. A data ajuda a lembrar que vivemos em um planeta com recursos limitados e que precisamos preservar o meio ambiente para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras suprir suas próprias necessidades.
O Dia da Terra foi instituído há mais de 50 anos nos Estados Unidos, após um protesto liderado pelo senador e ativista ambiental Gaylord Nelson (1916-2005). A manifestação em defesa do meio ambiente ocorreu nas cidades de Washington, Nova York e Portland em 22 de abril de 1970 — daí a escolha da data para a comemoração do Dia da Terra. Em 2009, a Organização da Nações Unidas adotou oficialmente a data como o Dia Internacional da Mãe Terra.
Quando se fala em cuidar do meio ambiente, é importante que cada um faça a sua parte. Afinal, é a soma de pequenas ações no cotidiano que pode fazer a diferença para o futuro do planeta. E a boa notícia é que a tecnologia pode ser importante aliada nesse sentido. A cada dia, surgem novos aplicativos que ajudam a desenvolver a consciência das pessoas para uma vida mais sustentável. Veja a seguir uma seleção de cinco aplicativos, todos eles disponíveis para smartphones Android e iOS (iPhone):
É uma ferramenta de busca que funciona como o Google, com a diferença de que os lucros gerados pelos anúncios são destinados ao plantio de árvores em diversas partes do mundo. O mecanismo de busca foi lançado em 2009, para coincidir com a Conferência de Clima da ONU em Copenhague, na Dinamarca.
A Ecosia também possui uma extensão para Chrome que substitui o Google como mecanismo de buscas padrão no navegador. É um pouco mais lento do que o Google e apresenta um número menor de resultados de busca, mas, no geral, o desempenho é satisfatório.
Ao lado dos seus resultados de pesquisa, a Ecosia exibe anúncios, que são sua fonte de receita. A Ecosia afirma usar 80% dos lucros com publicidade para apoiar projetos de reflorestamento. Durante os incêndios florestais na Austrália em 2020, a Ecosia destinou a totalidade dos lucros para o plantio de árvores naquele país.
Todo mês, a Ecosia faz uma prestação de contas de suas atividades. Segundo o mais recente balanço, até o último dia 24 de abril, o app havia investido quase 13 milhões de euros de lucros no plantio de mais de 148 milhões de árvores em 9 mil localidades espalhadas pelo mundo.
É uma plataforma criada por um casal de ingleses para estimular o compartilhamento de alimentos que, de outro modo, iriam acabar no lixo. Com isso, além de evitar desperdício de comida, ajuda a alimentar pessoas que passam fome.
De acordo com a plataforma, entre 33% e 50% dos alimentos produzidos globalmente nunca são consumidos, um desperdício de mais de 1 trilhão de dólares por ano. Ao mesmo tempo, estima-se que 800 milhões de pessoas no planeta passam fome ou sofrem de desnutrição. Cada uma dessas pessoas poderia ser suficientemente alimentada com menos de um quarto dos alimentos que são desperdiçados nos Estados Unidos e na Europa a cada ano.
O funcionamento do app é simples. O usuário registrado tira uma foto do alimento que deseja doar, faz uma pequena descrição do item e posta no aplicativo. Usando recursos de geolocalização, o app emite um alerta aos usuários que vivem nas proximidades sobre o item disponível para doação.
Até agora, a Olin diz ter ajudado 5,5 milhões de usuários a compartilharem quase 43,5 milhões de porções de comida, o que resultou numa economia de 6,5 bilhões de litros de água. Embora o foco principal seja a comida, o aplicativo permite o compartilhamento também de outros itens usados, como roupas, calçados e livros.
O app funciona no Brasil, mas o número de usuários por aqui é pequeno, o que pode frustrar as expectativas. Mas a ideia é tão boa que vale a pena ser disseminada.
Este aplicativo é uma espécie de personal trainer de hábitos sustentáveis. Com base na ciência do comportamento, o Ailuna (que em havaiano significa “apontar para a lua” ou “mirar para o alto”) procura, de uma forma divertida, desenvolver hábitos que são bons tanto para as pessoas como para o planeta.
A cada mês, o aplicativo lança “desafios”, que permitem ao usuário estabelecer suas próprias metas sustentáveis e acompanhar o impacto positivo que está causando no planeta. O usuário também pode convidar amigos, familiares e colegas a participar dos desafios.
Alguns exemplos de desafios lançados pelo aplicativo: não comprar nenhum produto novo por um tempo, desligar as luzes, reduzir o desperdício de alimentos, diminuir o uso de água, comer menos carne, cortar o consumo de plástico. Para cada desafio, há uma classificação do nível de dificuldade e o impacto que causa no meio ambiente.
Este aplicativo rastreia atividades ecológicas benéficas para o planeta e calcula seu impacto positivo no meio ambiente. Resumos de pegadas ecológicas mostram a quantidade de água, terra, plástico e CO2 que as pessoas estão poupando com a adoção de hábitos sustentáveis. Há recursos de mídia social que permitem que os usuários inspirem seus amigos ou seguidores.
Com o aplicativo, as pessoas aprendem como os meios de transporte, as refeições que consomem e outras atividades diárias diferem em termos do impacto que causam ao meio ambiente. O app calcula quanto CO2 é produzido e quanto de água e terra são consumidos pelas atividades diárias. Com essas informações, as pessoas percebem que pequenas mudanças nos hábitos podem fazer muita diferença em sua pegada ecológica.
O EcoHero foi lançado em fevereiro de 2020 e, segundo seu desenvolvedores, já ajudou a poupar 22 milhões de litros de água, 38.000 metros quadrados de área terrestre, 75.000 quilos de CO2 e 22.500 peças de plástico.
A AWorld foi selecionada como a plataforma oficial para apoiar a Act Now, campanha lançada pela Organização das Nações Unidas em 2020 para estimular as pessoas a adotarem hábitos e comportamentos diários que ajudem a preservar o meio ambiente e conter os efeitos das mudanças climáticas.
O aplicativo da AWorld permite que as pessoas registrem atividades como tomar um banho mais rápido, levar a própria sacola a um supermercado ou desligar as luzes ao sair de um quarto. As pessoas podem então visualizar o impacto que causam com essas ações simples, em termos de redução no consumo de água, de eletricidade e de emissões de carbono.
O foco do aplicativo é o conteúdo informativo e interativo, buscando encorajar as pessoas a sentirem o progresso que estão fazendo com a mudança de s