25/10/2018
Leia a entrevista exclusiva dos nossos vice-presidentes ao Impacto Insper
Este ano foi marcado por conquistas ligadas à inovação, diversificação de portfólio e ampliação da nossa atuação, chegando ao setor público com o Programa Geral de Políticas Públicas. Colhemos frutos desse esforço conjunto, recebendo importantes prêmios e outros reconhecimentos no meio acadêmico.
A vice-presidente da graduação, Carolina da Costa, e Roberto Pedote, nosso vice-presidente da pós-graduação, fizeram um balanço deste ano e compartilharam os desafios que estão por vir:
Impacto Insper: 2017 foi um ano positivo e intenso para o Insper. Que balanço vocês fazem?
Carolina da Costa: Na graduação, iniciamos novas turmas e nossa equipe cresceu com a chegada de 14 professores e auxiliares, chegando a 20 técnicos. A principal expansão foi na Engenharia, que caminha para o início da quarta turma. Com isso, gerou-se a necessidade de termos uma estrutura mais robusta.
Roberto Pedote: Tivemos um crescimento significativo em Educação Executiva, com aumento de 44% no número de turmas, passando de 4 mil para quase 6 mil alunos atendidos, além dos novos cursos e novos clientes nas soluções customizadas que oferecemos para empresas. Na pós-graduação, cumprimos o nosso plano na área de Políticas Públicas, com o lançamento do Programa Geral e também da pós-graduação lato sensu.
II: A comunidade Insper pode celebrar inúmeras conquistas, como a eleição do professor Sérgio Firpo como fellow da Econometric Society, o lançamento da Cátedra Endeavor e o início da construção do novo prédio da escola. Que outras conquistas vocês podem destacar deste período?
CC: Em infraestrutura, ganhamos novos laboratórios. Tiramos do papel o projeto Insper Angels e os nossos alunos receberam inúmeros prêmios. Tivemos também um trabalho de apoio socioemocional muito importante para que os nossos estudantes pudessem se desenvolver ainda mais. Outra conquista foi a integração da segunda fase do vestibular para todos os cursos, com alumni, colaboradores e todos os membros da nossa comunidade participando ativamente desse processo.
RP: Conquistamos a EQUIS – certificação que compõe a Triple Crown – e a recertificação dos MBAs pela AMBA, comprovando o nosso compromisso com a qualidade do ensino. Além disso, tivemos uma grande integração entre a Pós-Graduação e a Educação Executiva e outras áreas do Insper, como o DEA (Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem) e o Marketing.
II: Quais os desafios para 2018?
CC: Melhorarmos a atração de alunos do Ensino Médio, participarmos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) com nossos alunos de Administração e Economia, e avançarmos em atividades cada vez mais integradas dentro e fora da sala de aula.
RP: Aumentarmos nosso portfólio de cursos de curta e média duração, seguindo uma agenda de inovação, e olhar a jornada do aluno da Pós-Graduação e da Educação Executiva, entendendo qual a experiência que ele tem ao contatar todas as áreas do Insper. Assim, poderemos mudar a rota, se necessário, ou fazer ajustes para que essa experiência seja ainda mais completa e enriquecedora.
II: Qual a mensagem que querem deixar para quem participou direta e indiretamente dessas conquistas?
CC e RP: Uma das nossas missões é estarmos sempre presentes em todas as etapas da vida de nossos alunos. Agradecemos pelo engajamento da equipe, professores, colaboradores e toda comunidade Insper nessa jornada. Para os alunos ingressantes, nosso recado é que venham com entusiasmo e façam do Insper o melhor espaço para se desenvolver, gerando impacto na sociedade, e que estejam convictos do nosso compromisso em estabelecer uma parceria para os anos que virão.
A ampliação das parcerias de intercâmbio com as melhores instituições do mundo e a comprovação da qualidade do nosso ensino, recebida por meio das certificações internacionais, mostram que a internacionalização é um dos nossos objetivos. Confira as principais conquistas deste ano:
Tríplice Coroa
Apenas 1% das escolas do mundo possuem a Tríplice Coroa e nós somos uma delas. Isso significa ter qualidade e excelência comprovadas por meio das principais acreditações internacionais. Já tínhamos a certificação da AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business). Neste ano, conquistamos a da EFMD (European Foundation for Management Development), além de recebermos pela terceira vez a certificação da AMBA (Association of MBAs), uma das entidades de maior reputação na área.
A acreditação da EFMD veio com o selo da EQUIS (European Quality Improvement System) no primeiro semestre. O processo de avaliação foi rigoroso, com um extenso relatório, pesquisas realizadas pelos nossos alunos e a visita de uma comissão de professores de universidades internacionais vinculadas à certificação. Fomos avaliados em diferentes aspectos, como infraestrutura, qualidade do corpo docente, metodologia de ensino, responsabilidade social e relações corporativas.
De malas prontas
A nossa primeira turma de Engenharia a fazer intercâmbio embarca a partir de janeiro. Nossos 22 alunos têm como destino Dinamarca, Portugal, Israel, França, Inglaterra e Estados Unidos. A área de Relações Internacionais é a responsável por firmar parcerias, enviando e recebendo alunos do exterior. Além de coordenar todo o processo de seleção, também orientou os alunos para que escolhessem a melhor escola, de acordo com seus perfis e objetivos.
Todos os nossos intercambistas passaram por um processo seletivo entre agosto e setembro deste ano para concorrer às vagas. Eles tiveram que cumprir pré-requisitos das universidades internacionais, como o teste de proficiência em inglês, comprovação de desempenho acadêmico e redação.