Primeira edição começa no dia 19 de outubro e reúne 40 participantes selecionados entre colaboradores do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ApexBrasil
No dia 19 de outubro, segunda-feira, começa a primeira edição do curso de Educação Executiva O Brasil no Agronegócio Global, uma iniciativa do Insper Agro Global em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
O curso, de curta duração (32 horas), é realizado no formato Live Learning e proporciona uma imersão ao atual cenário de grandes desafios e transformações do agronegócio no mundo, lançando foco sobre questões-chave como segurança alimentar, competitividade e inserção internacional, comércio e acesso aos mercados, meio ambiente e uso da terra, sanidade animal e comunicação e imagem.
Também serão analisadas cada uma macrorregiões mais relevantes para o agro brasileiro no mundo, além de um debate sobre a visão estratégica e as políticas públicas necessárias. O conteúdo será ministrado por um corpo docente formado por especialistas e grandes nomes do setor: Marcos Jank (Insper), Ligia Dutra (CNA), José Luiz Tejon (Universidade de Nantes e Jovem Pan), Sulivan Alves (ABPA), Rodrigo Lima (Agroicone), Cinthia Cabral da Costa (Embrapa) e Leandro Gilio (Insper).
Participantes
Esta primeira edição do curso é direcionada exclusivamente a colaboradores do Itamaraty, Ministério da Agricultura e ApexBrasil. Em apenas duas semanas, mais de 100 colaboradores dessas instituições realizaram inscrição. Destes, foram selecionados 40 participantes.
De acordo com Marcos Jank, Coordenador do Insper Agro Global “entre os participantes selecionados, temos diplomatas e chefes de agronegócio e comércio em Embaixadas no exterior, diversos adidos agrícolas em atividade, assessores especiais de Ministérios e analistas de agronegócios e de comércio exterior. Teremos participantes em todos os fusos horários, do México à China”, destaca Marcos.
“Com isso, o Insper, em parceria com a FUNAG, pretende preparar estes profissionais do setor público para que melhor compreendam as novas dinâmicas globais do agronegócio e, com isso, atuem de forma inteligente e coordenada, visando ampliar a inserção internacional do setor e contribuir com o desenvolvimento do país”, completa.
Cerimônia de abertura
O curso começa no dia 19 de outubro com uma cerimônia virtual que contará com a participação de Marcos Lisboa, presidente do Insper; Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Ernesto Araújo, Ministro das Relações Exteriores. A cerimônia será transmitida ao vivo pela Funag por meio deste link.
Insper Agro Global
Vinculado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, o objetivo do Insper Agro Global é tornar-se referência nacional e internacional em temas do agronegócio global, desenvolvendo estudos estratégicos, desenhos de políticas com sólida base teórica e empírica e formação de gestores públicos e lideranças do setor privado.
Insper Live Learning
Portfolio de programas online desenvolvidos com o propósito de disseminar o conhecimento por meio de uma plataforma digital, garantindo as características mais importantes da experiência do aprendizado presencial.
Insper Conhecimento
Para ampliar o alcance do conhecimento produzido na escola, temos o Insper Conhecimento, portal que divulga estudos tecnicamente sólidos sobre temas de interesse da sociedade, em linguagem fluida, franca e eficiente, para que possam ser compreendidos pelo público não especializado.
Acesse a publicação Pandemia ressalta papel do agronegócio na segurança alimentar, produzida pelo Insper Conhecimento a partir dos estudos Cadeias produtivas e segurança alimentar e Saúde única, zoonoses e segurança do alimento, realizados pelo Insper Agro Global.