São 33 estudantes de 8 países que irão participar de aulas da Graduação em formato remoto durante o segundo semestre de 2020
Nesta semana, entre os dias 17 e 25 de agosto, o Insper iniciou seu programa de intercâmbio do segundo semestre letivo de 2020 dando as boas-vindas a 33 alunos internacionais, vindos de 10 diferentes escolas parceiras.
Diante do cenário de pandemia, tanto a estrutura de boas-vindas, quanto o modelo de aulas, foram planejadas para o formato remoto. Uma série de adaptações foram realizadas para garantir a excelência da experiência Insper, mesmo longe da estrutura no campus.
“A área Internacional do Insper esteve sempre focada em buscar alternativas viáveis para seguirmos com a estratégia de internacionalização da escola. Para nós, é indispensável termos a presença de alunos internacionais com nossos alunos para promover um ambiente multicultural e a troca de experiências nas salas de aula”, comenta Ana Paula Fraga Guimarães, Coordenadora da área de Relações Internacionais do Insper.
“Nesse semestre estávamos preparados para receber um número recorde de alunos internacionais em formato presencial. Com a chegada da pandemia, buscamos outras alternativas para atender aqueles alunos que nem sempre escolheriam o Brasil como uma primeira opção”, afirma Ana Carolina Souza, especialista da área de Relações Internacionais.
“Com certeza, o fato de possuirmos as certificações internacionais (EQUIS, AMBA E AACSB) reforçam a nossa credibilidade por estarmos entre menos de 1% das escolas de negócios no mundo que têm o reconhecimento Tríplice Coroa”, complementa Ana Paula Fraga Guimarães.
“Estamos bastante felizes por ter atraído um número considerável de participantes, mesmo sem a experiência de viagem”, encerra Ana Carolina Souza.
Orientation Week – Semana de orientação
A programação foi iniciada no dia 17/08 com as boas-vindas da área de Relações Internacionais, que trouxe as principais informações sobre o processo de intercâmbio e os processos de aulas online. O professor Fernando Ribeiro também esteve com a turma para ministrar uma palestra sobre os aspectos entre culturas.
Já no dia 18/08, foi momento para entender os detalhes sobre as aulas e disciplinas. Para isso, os coordenadores acadêmicos dos cursos de Administração, Economia e Engenharias, juntamente com os professores das disciplinas eletivas, trouxeram um resumo sobre os programas e cursos e ainda puderam tirar as principias dúvidas da turma.
A equipe do MultiInsper também foi convidada para falar sobre os serviços da área e compartilharam todo o suporte que já oferecem aqui no Insper de forma a estendê-los para nossos alunos internacionais.
No dia 19/08, foi a vez da equipe do Núcleo de Carreiras compartilhar seus serviços e as possibilidades de estágio, mesmo remoto. A equipe do Fab Lab também esteve presente ao apresentar a estrutura do laboratório e conectar o modelo mundial de networking proposto entre os diversos Fab Labs existentes.
O dia 20/08 foi recheado de diversão! Um dia para, literalmente, por a mão na massa e participar da aula de gastronomia, na qual nossos alunos puderam, direto de suas casas, preparar receitas tradicionais brasileiras, como brigadeiro e pão de queijo. Para encerrar essa primeira semana com chave de ouro, não poderiam ficar sem conhecer os buddies, veteranos da Graduação que os recebem e dão todo o suporte necessário durante o intercâmbio.
“O suporte dos buddies é fundamental para que a experiência dos alunos internacionais seja a mais integradora possível. Afinal, só quem é aluno consegue compartilhar a fundo a experiência de estudar no Insper”, conta Andreia Ribeiro, uma das organizadoras da semana e responsável pela mobilidade de alunos no Insper.
A Orientation Week (semana de orientação) tem o intuito de preparar os alunos internacionais para o semestre, mas não para nisso. Com o início oficial das aulas, há ainda o Welcome Get Together que acontece no dia 25/08, unindo também todos os veteranos e os recém-chegados calouros.