12/11/2020
Alunos e professores da Graduação voltam à escola de forma gradual, em formato híbrido. O corpo docente e administrativo do Insper trabalha para garantir o aprendizado nesta nova fase de distanciamento social
Este ano foi marcado por uma série de mudanças, desafios e novidades. A tecnologia e ferramentas digitais foram fundamentais para que nossas aulas continuassem acontecendo, garantindo o aprendizado dos alunos e mantendo a conexão de todos, mesmo à distância. Passamos por diferentes momentos da pandemia, com ações pensadas para responder às necessidades educacionais de cada um.
Em setembro, o Insper retomou gradualmente as atividades presenciais dos cursos de Educação Executiva e atividades práticas laboratoriais da Graduação, com todas as adaptações e ações necessárias à garantia da higiene, saúde, bem-estar e prevenção contra o novo coronavírus. Em outubro, retornaram as aulas da Graduação e da Pós-graduação, com atenção total à saúde e bem-estar de todos.
A vida nos corredores, dentro dos novos padrões impostos pelo novo coronavírus, está voltando aos poucos para o campus e traz com ela um novo formato de ensino, que garante o aprendizado efetivo dos alunos e a interação entre aqueles que estão em sala de aula e os que seguem estudando remotamente.
Para Paulo Souza Chade, estudante do segundo semestre de Engenharia Mecatrônica, encontrar os colegas novamente foi muito positivo. “O retorno às aulas para mim foi ótimo, pude rever a galera e vimos que o Insper está com medidas de segurança total”.
Tecnologia permite aulas híbridas
A professora Luciana Yeung, que dá aulas no curso de Economia, passou pela transição para o ensino remoto em março e recebeu retornos positivos sobre a velocidade do Insper para organizar esse complexo processo. Mas, para ela e seus colegas professores, o retorno à sala de aula foi a notícia recebida com mais entusiasmo. “Foi como um retorno ao meu primeiro dia dando aulas, um momento de ansiedade, mas em um bom sentido, com muita animação”, relatou Luciana.
Além disso, as turmas da professora estão acontecendo no formato híbrido, parte de uma iniciativa inovadora para que as aulas voltem ao campus sem exceder os limites de circulação de pessoas. Nesse modelo de aula, as turmas se revezam com uma parte dos alunos estudando em sala de aula e outra parte assistindo de casa, ao vivo. “A infraestrutura e tecnologia são sensacionais, a qualidade da câmera e o sistema de áudio possibilitam que a qualidade de transmissão seja incrível, mesmo sem microfone e quando os alunos falam de casa todos escutam muito bem”, comenta Luciana.
Felipe Butolo, aluno do terceiro semestre do curso de Administração, também voltou às aulas no formato híbrido. “Nas aula híbridas, a transmissão das imagens está muito boa e o áudio também, então tanto quem está na sala quanto quem fica em casa consegue assistir à aula com tranquilidade”, ressaltou. Para ele, o Insper conseguiu planejar de forma eficiente o retorno presencial. “Sem perder em segurança nem em qualidade para os alunos”.
Segurança e higiene no campus
Para Isabelle Murollo, aluna do segundo semestre do curso de Engenharia Mecatrônica, os cuidados tomados pelo Insper garantiram uma segurança maior nessas primeiras semanas de retorno. “Temos álcool gel para todos os lados, foram instalados acrílicos de proteção e está todo mundo de máscara, então eu me sinto bastante tranquila”.
O Professor Fábio Orfali, da Graduação nos cursos de Engenharia, Economia e Administração, também vivenciou a transição para o aprendizado remoto e agora está voltando a dar aulas presencialmente. Para ele, diferentemente da transição para as aulas online, o retorno presencial pôde ser feito com um planejamento muito maior. “Embora também seja um desafio seguir o protocolo de segurança, nós já estávamos esperando esse retorno e a perspectiva de ter os alunos de volta é uma coisa sensacional”.
Histórico de ações preventivas
Ainda em março, com crescimento do número de casos de Covid-19 na Europa e a consequente transição das universidades para o modelo remoto, Irineu Gianesi, diretor de Assuntos Acadêmicos, e Guilherme Martins, diretor da Graduação, convocaram uma reunião para elaborar um plano de ação, caso fosse necessário fazer o mesmo movimento no Insper.
Na madrugada do dia 11 para 12, já com informações e indícios mais fortes do aumento de casos no Brasil, foi tomada a decisão de suspender as aulas e proposta uma retomada a partir do dia 23 já num formato remoto. Toda essa força-tarefa montada para agir rapidamente foi tema do webinar “Do presencial ao remoto: os desafios e aprendizados da migração de aulas para um novo modelo”, que pode ser assistido aqui!
Desde o dia 15 de outubro, os cursos de Graduação do Insper iniciaram a retomada gradual das aulas presenciais, seguindo o Protocolo de Retorno elaborado pelo comitê de prevenção ao novo coronavírus e com atenção às recomendações sanitárias e à lotação máxima do campus, que é de 35% nesta nova fase do distanciamento social.
Ao longo dos últimos meses, além de aguardar as orientações oficiais no estado de São Paulo, foram realizados diversos estudos, pesquisas e análises até que o Insper pudesse chegar a uma data para um retorno seguro e organizado. Neste primeiro momento, iniciado em outubro, o campus recebe apenas 35% dos alunos e alterações ocorrerão seguindo as orientações das autoridades de educação e saúde.
Conteúdos exclusivos sobre o coronavírus
Além da decisão de transformar as aulas, houve uma grande dedicação do Insper para reforçar a luta contra o coronavírus. A instituição promoveu discussões e ações sociais visando encarar de frente o desafio de combater e amenizar os impactos da pandemia. Esses conteúdos e iniciativas estão reunidos nesta página do nosso site.