Os novos alunos dos cursos de graduação do Insper foram recebidos com uma aula magna com o economista, empresário, presidente do Conselho de Administração do banco Itaú Unibanco e membro do Conselho Deliberativo da escola, Pedro Moreira Salles. Com uma estrutura especialmente montada para o encontro – auditório e duas salas de aula – mesmo os alunos que não estavam fisicamente na sala da apresentação puderam interagir com o economista, fazendo perguntas em tempo real.
O economista inspirou os alunos contando sua trajetória acadêmica, sua atuação à frente das operações do Unibanco e no maior banco privado do Brasil, criado com a fusão com o Itaú. Salles revelou aos alunos que não tinha intenção de ser economista quando entrou no ensino superior.
“Escolhi o curso pelo desafio intelectual e porque acreditava que me daria uma boa base de conhecimento, independentemente do caminho que eu fosse seguir no futuro.”
À frente dos negócios da família e ator fundamental para o sucesso da fusão do Unibanco com o Itaú, Salles destacou que não apresentava habilidades para a área quando jovem. “Quando éramos novos, entre os meus irmãos, o que mais demonstrava talento para dar continuidade aos negócios da família era o que depois se tornou cineasta. Nem sempre os destinos estão traçados”, brincou com os alunos.
O convidado ainda esclareceu dúvidas e deu conselhos aos calouros, que perguntaram sobre os desafios da carreira, as escolhas acadêmicas e a transição para um outro segmento profissional. “A vida sempre apresentará vários caminhos, o questionamento que se deve fazer nessas horas é onde eu posso contribuir mais”, aconselhou. “É importante ter em mente que o que se está estudando agora não é definitivo, há outros caminhos. Há muitos economistas que não atuam no setor financeiro, como há muitos engenheiros atuando em bancos, isso demonstra que as habilidades adquiridas podem ser utilizadas em diferentes áreas”, concluiu.