Equipe formada por alunos de Economia vence IGC Challenge 2021 e recebe prêmio de R$ 15 mil

No dia 4 de outubro, um grupo de três alunos do Insper foi anunciado como ganhador da edição 2021 do IGC Challenge, principal competição de casos de M&A (fusões e aquisições) para estudantes universitários do Brasil. Durante o desafio, os participantes tiveram que assessorar uma companhia fictícia em busca de um novo investidor.
A equipe, formada por João Guilherme Castellano, Matheus Zanetti e Thiago Cardim, alunos de Economia, foi a primeira colocada e recebeu prêmio de R$ 15 mil pela vitória. A competição teve mais de 500 participantes e foi composta por três etapas com atividades reais do dia a dia de profissionais da IGC Partners, empresa especializada em transações de M&A e realizadora do desafio.
Para Juliana Inhasz, coordenadora do curso de Economia do Insper, há um olhar atento dentro da escola para oferecer a estrutura e suporte necessários aos alunos que queiram participar de competições nacionais e internacionais. Além da formação sólida nas disciplinas obrigatórias, os professores colaboram com essa preparação trazendo casos, contando experiências e contextualizando o aprendizado com a vida cotidiana.
“É muito satisfatório ver alunos esforçados e comprometidos conseguindo alcançar os lugares mais altos em competições e premiações fora da nossa instituição. Ao contribuir com a formação de jovens que se mostram cada vez mais dispostos a melhorar o mundo, vemos que nosso trabalho está caminhando e que estamos na estrada correta para melhorar a formação e a qualificação em nossa sociedade”, diz Juliana.
A seguir, leia entrevista com João Guilherme Castellano, aluno do curso de Economia e membro da equipe vencedora do IGC Challenge 2021:
Como foi participar junto com sua equipe do IGC Challenge?
Foi um aprendizado gigantesco, uma vez que conseguimos colocar em prática grande parte do que aprendemos na teoria. Encaramos situações novas e desafiadoras, o que forçou nosso empenho em pensar além daquilo que já conhecíamos. Em resumo, foi uma experiência fantástica e extremamente rica em conhecimento.
Quais os desafios desse processo?
A proposta do desafio consistia em assessorar a venda de uma empresa fictícia, passando por todos os processos específicos de uma transação. Ao todo, foram mais de 500 participantes e 170 grupos bastante qualificados. Após diversas horas de empenho e estudo, conseguimos nos consagrar campeões.
Na sua visão, como sua formação no Insper ajudou nessa conquista?
Acredito que os principais fatores da minha formação que me auxiliaram nessa conquista foram os conhecimentos de finanças e contabilidade e como aplicar isso nas empresas em forma de fluxos de caixa, indicadores, gráficos, etc. Além disso, dois fatores determinantes foram a utilização da ferramenta Excel e a devida preparação para uma negociação, elencando todos os argumentos e sabendo lidar com o timing exato pra explorá-los.