A ideia não é substituir o acervo físico da escola, mas ampliá-lo e complementá-lo
Nossos alunos foram recebidos com uma novidade no início das aulas, o novo acervo digital da Biblioteca Telles, que conta com mais de 8 mil títulos. O acervo engloba obras da bibliografia obrigatória e complementar dos cursos de Graduação, Certificates, MBA e LL.M.
Além de maior comodidade para acessar os livros, que passam a ser disponibilizados em uma plataforma on-line, nossos alunos terão mais recursos na hora dos estudos, podendo consultar obras que complementam e ampliam os temas ensinados em sala de aula. O coordenador executivo dos cursos de pós-graduação lato sensu do Insper, Guy Cliquet, conta para o Impacto Insper as mudanças e os benefícios dessa novidade.
Impacto Insper: Quais as vantagens de se investir em um acervo digital deste porte?
Guy Cliquet: Essa iniciativa possibilita ampliarmos e diversificarmos nosso acervo, sem esbarrarmos na limitação de espaço. A ideia não é substituir nosso acervo físico, mas sim ampliá-lo e complementá-lo. Teremos algumas obras tanto na nossa biblioteca como no acervo digital, mas a ideia é que as coleções se complementem e, juntas, atendam de forma mais completa os interesses de nossos alunos, professores e pesquisadores.
II: Quais os benefícios dessa nova tecnologia para os alunos?
GC: A tecnologia atende à nova realidade dos alunos, que estão cada vez mais conectados e agora podem ter acesso de forma mais rápida e fácil às obras. Nosso acervo digital já conta com mais de 9 mil títulos, que complementam os mais de 35 mil livros da nossa biblioteca física. Além disso, o material digital traz mais recursos que ajudam os alunos nos estudos, como a possibilidade de marcar os trechos mais importantes, fazer busca por palavras, consultar o material para usá-lo mesmo quando offline, além de permitir o acesso simultâneo a um mesmo título, possibilitando que várias pessoas o usem ao mesmo tempo, facilitando e ampliando o acesso ao material.
II: Como o acervo digital refletirá nos temas estudados em sala de aula?
GC: Trará benefícios tantos para os alunos como para os professores. Os professores, por exemplo, terão mais flexibilidade na indicação de obras de referências de acordo com o assunto discutido em sala de aula, não ficando restritos apenas à bibliografia do curso. Os alunos poderão se aprofundar nos temas de maior interesse. Além disso, o acervo digital possibilita que o estudante faça consultas em outras fontes e autores enquanto está estudando, sem precisar se deslocar até a biblioteca.
II: Todos os alunos terão acesso ao acervo digital?
GC: Todos os alunos ativos dos cursos de longa duração terão acesso aos títulos, realizando o acesso via Blackboard, com o mesmo login e senha que já utilizam hoje. Disponibilizamos também no portal um manual com o passo a passo de como usar o recurso.
Quer saber como acessar? Entre no portal do aluno e confira o passo a passo para navegar.
Lembrando que a Biblioteca Digital está disponível para alunos dos cursos de longa duração pelo Blackboard.