Ao longo de três semanas, grupo foi desafiado a estruturar um plano de expansão para startup brasileira
Um grupo multidisciplinar, formado por alunos de administração e engenharia, venceu a competição A5 Challenge, promovida pela gestora de investimentos A5 Capital Partners. O desafio tem o objetivo de estimular jovens estudantes que têm ideias inovadoras e desejam empreender, além de disseminar um pouco dos conceitos da indústria de Venture Capital nas universidades.
Os participantes tiveram que construir um plano de captação para uma das startups do portfólio da A5, a Colab, no qual desenvolveram tanto a análise do mercado e da empresa, como a elaboração de um plano de negócios. “Acredito que o nosso diferencial foi a fase de validação. Chegamos a testar a viabilidade da proposta antes da apresentação e, por isso, tínhamos argumentos para mostrar que a estratégia era sólida”, reforça Patrick Wiegerinck, um dos vencedores.
Ao longo do processo, que durou pouco menos de um mês, os alunos contaram com o apoio de professores de diversas disciplinas. André Camargo, Egberto Medeiros, Marcelo Hashimoto e a vice-presidente de Graduação do Insper, Carolina da Costa, provocaram e apoiaram os alunos tanto na etapa de definição do problema, como no desenvolvimento de análises e soluções.
O aluno Lucas Gervai destaca outro ponto relevante para o desenvolvimento do grupo: as competências que adquiriram nas organizações estudantis. “Trabalhamos na Insper Jr. e no Infinance, onde aprendemos outras competências que extrapolam a sala de aula. Trabalho em equipe, organização, além do contato com outros temas, foram importantes para a nossa apresentação final e desempenho. ”
O grupo vencedor é formado pelos alunos do Insper Leonardo Fares, Lucas Gervai e Patrick Wiegerinck, além do aluno da FEA-USP, Arthur Alves. Foram 210 participantes e 64 grupos representando diversos Estados brasileiros. O prêmio principal garante ao grupo a participação na Web Summit 2018 que acontece em Lisboa, Portugal – maior conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo.
“Como a indústria de Venture Capital ainda é muito recente no Brasil, vimos no A5 Challenge a oportunidade de levar esses conceitos para o âmbito universitário, onde se formarão as futuras lideranças do país. Ficamos muito felizes com o resultado da competição e com a qualidade dos trabalhos.” Reforça Renato Ramalho, sócio da A5 Capital Partners.